CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Projeto Kids Dive leva jovens da Escola da Cidadela às piscinas da Abóboda

Batismo de mergulho em piscina; um workshop em plasticologia e outro em biodiversidade, uma tarde em cheio para alunos da Escola da Cidadela.

Hoje 45 alunos da escola da Cidadela tiveram uma tarde muito diferente e animada. No Complexo das Piscinas da Abóboda, 29 crianças com 11-12 anos e 16 jovens com 17 anos da Escola secundária da Cidadela tiveram um batismo de mergulho em piscina, a cargo de biólogos investigadores do MARE-ISPA e instrutores de mergulho da Nautilus e dois workshops, um de plasticologia ministrado pela Cascais Ambiente e outro em biodiversidade por biólogos do Jardim Zoológico de Lisboa.

O projeto Kids Dive 2018, mergulho com crianças é uma iniciativa que pretende realizar e dinamizar uma atividade de formação em literacia azul e de iniciação ao mergulho para crianças e jovens dos 8-12 e dos 13-15 anos.

“A experiência foi muito boa, é uma experiência única para a vida, não sei quando volto a ter uma oportunidade de fazer isto outra vez”, disse Eva sorridente, com os olhos a brilhar quando saiu da piscina.

Francisco com frio mas muito entusiasmado: “foi muito divertido. Era algo que queria fazer há muito tempo, e hoje tive essa oportunidade. Tal como para Eva “foi uma experiência única” acrescentou Francisco.

Frederico Almada, biólogo marinho acompanhou os alunos no percurso traçado debaixo de água. “Começamos a fazer este programa pela primeira vez com os alunos de Cascais”, disse.

“Este circuito debaixo de água tem uma série de atividades que estão ligadas a três vertentes: poluição dos plásticos, um problema do mar; da conservação da natureza e da biodiversidade para a sustentabilidade do mar e a utilização de tecnologias e a relação com profissões que no futuro esperamos que sejam relacionadas com o mar”, acrescentou o biólogo.   

O objetivo geral do projeto Kids Dive é a proteção do meio marinho e da biodiversidade. Como estratégia a longo-prazo, este programa pretende promover uma sociedade mais participativa na defesa da sustentabilidade contribuindo para a formação de uma geração azul.

Este ano a proposta inclui um programa dinâmico de vários dias em que um grupo de 45 crianças e jovens da escola da Cidadela irá interagir com biólogos marinhos, instrutores de mergulho, formadores e outros.

Para além disso, este programa envolve ainda uma visita ao Oceanário de Lisboa e uma visita a uma Área Marinha Protegida Costeira e a possibilidade de participar no Summit da National Geographic em Portugal. AQ

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0