CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Recolha de Biorresíduos expande-se a todo o concelho

Os restos de comida também têm valor.

Sabia que os restos de cada refeição que preparada podem ser valorizados? Em Portugal cada cidadão chega a produzir 250 quilos de biorresíduos por ano, restos de comida, alimentos que passaram da validade, restos de preparação de legumes ou fruta, os quais, na sua maioria, são desperdiçados indo para aterro quando podem ser transformados em energia elétrica ou composto orgânico para solos pobres. Juntos vamos mudar esse cenário.

Em breve vai receber um kit biorresíduos para começar a fazer a sua parte. A apresentação da expansão do projeto-piloto “Separe Mais & Transforme Melhor” a todo o concelho decorreu, nesta tarde, (22.07) no Mercado da Vila, em Cascais. “Eu não consigo vislumbrar um sistema de recolha seletiva de biorresíduos que faça mais sentido do que este que a Câmara de Cascais implementou. Queremos apoiar este sistema e generalizá-lo a todo o País”, disse João Galamba, Secretariado de Estado do Ambiente e da Energia, presente na cerimónia.

Que projeto é este?
Antecipando prazos, pois a partir de 2023, a recolha seletiva de biorresíduos (restos de comida) vai ser obrigatória na Europa, lançámos em 2018, o projeto-piloto “Separe Mais & Transforme Melhor”. Ainda pioneiro em Portugal, este projeto veio simplificar o trabalho dos cidadãos, sem aumentar os custos na recolha de resíduos. Aderiram à experiência 500 famílias da freguesia de Carcavelos/Parede as quais, até hoje, continuam a fazer a separação de biorresíduos, pelo que os resultados são muito animadores. Alargado em 2020 a 5000 famílias igualmente com bons resultados, o projeto vai agora “dar o salto” para todos os lares do concelho. Mas não só, os concelhos vizinhos de Mafra, Sintra e Oeiras vão já começar a replicá-lo como projeto-piloto.

Todos são chamados a fazer a sua parte
Tal como as famílias da fase piloto, todas as outras vão receber um contentor castanho para pôr na cozinha, sacos verdes e um folheto informativo. Para este contentor especial devem ir apenas restos de comida. Quando o saco verde estiver cheio, deve ser fechado e colocado no contentor cinzento da rua, o mesmo dos resíduos indiferenciados. Os camiões da Cascais Ambiente recolhem todos os resíduos em conjunto, mas os sacos verdes (óticos) são triados na TRATOLIXO através de um leitor ótico permitindo valorizar todo o seu conteúdo e dar uma nova vida a estes resíduos.

Para onde seguem os sacos verdes?
Os biorresíduos são encaminhados para a Central de Digestão Anaeróbia do Ecoparque da Abrunheira, em Mafra, e submetidos a um processo de decomposição sem a presença de oxigénio (digestão anaeróbia), que origina o biogás e o composto.

Quando vou receber o kit Biorresíduos? Está quase. Leia tudo AQUI.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0