Está aqui
Recuperada barraca de ida a banhos de mar semelhante à usada por D.Carlos














Uma equipa de carpinteiros da Câmara Municipal de Cascais recuperou uma antiga barraca de ir a banhos de mar do século XIX, semelhante à utilizada pelo Rei D. Carlos e a família real. O equipamento que inclui um jarro e bacia de lavatório que eram utilizados à época nas idas à praia em Cascais.
O chefe da equipa de carpinteiros que executou o trabalho mostrou-se orgulhoso com o resultado final alcançado e que recupera uma peça museológica muito importante para o Museu do Mar D. Carlos I. João Fausto Teixeira explica que “tudo foi desmontado” e que “90% da carroça ficou praticamente nova”.
“Fizemos isto com gosto. Foi tudo desmontado e reparado”, afirma, acrescentando que o minucioso trabalho de recuperação demorou 15 dias.
“Quando fazemos este tipo de trabalhos, fazemo-lo com gosto. Para quem é profissional e gosta do que faz isto é um espetáculo”, diz satisfeito.
A presença sazonal da Família Real em Cascais, a partir de 1870, em função da moda dos banhos de mar, transformou a vila na rainha das praias portuguesas.
Foi a partir da Praia dos Pescadores que D. Carlos impulsionou a prática da vela, do remo e da natação, transformando Cascais no mais prestigiado campo de regatas em Portugal.