Está aqui
Rosa Rubio expõe em Cascais

Esta exposição, inaugurada esta sexta-feira (20-09-2019), integra a Mostra Espanha 2019 e retoma, como refere o professor Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, a virtuosa colaboração com duas entidades, o Ministério da Cultura Espanhol e a Embaixada de Espanha em Portugal: “Esta exposição de Rosa Rubio tem para nós particular importância porque permite por um lado apresentar aqui uma das mais importantes artistas plásticas contemporâneas espanholas e, por outro, que não é despiciendo, retomar uma colaboração com o Ministério da Cultura Espanhol e com a Embaixada espanhola em Portugal que é para nós sempre motivo de grande regozijo”.
Como explica o presidente da Fundação D. Luís I, entidade gestora do Bairro dos Museus, “sempre que se realizaram atividades organizadas em colaboração com qualquer uma destas entidades foram sempre de altíssima qualidade.”
A isto, refere Salvato Teles de Menezes, acresce o facto de “a própria artista, Rosa Rubio ser uma colaboradora próxima do Museu Reina Sofia, em Madrid”, responsável por colaborações com a Fundação em “grandes exposições”.
“Tudo se conjuga para que a exposição tenha este interesse para a nós e estou convencido que atrairá também o nosso público e a nossa crítica, porque merece bem essa atenção,” conclui o presidente da Fundação D. Luís I.
Nesta mostra a artista espanhola apresenta um projeto que parte do termo grego para aprofundar conceitos ancestrais do bem e do mal, do divino e do humano, das virtudes e dos pecados. O resultado junta pintura, grafite, gesso, sal, cerâmica e vídeo. Curadoria é de Adriana Moscoso del Prado.
No âmbito desta mostra, Rosa Rubio realiza amanhã, às 21h00, um workshop de joias.