Está aqui
Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente impressionado com C3 - Centro Controlo Cascais












O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente manifestou hoje surpresa pelo “belíssimo exemplo” dado por Cascais enquanto “Smart City” que presta relevantes serviços à comunidade e aos seus munícipes.
“Fiquei com uma opinião superpositiva”, declarou José Mendes após uma demorada visita ao C3 – Centro de Controlo Cascais, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz.
“Eu costumo dizer que já vi muitas smart cities” pelo mundo fora em power point, mas na realidade vi muito poucas”, disse o governante, destacando que Cascais é uma das smart cities que já é uma realidade.
José Mendes considerou que a sala de situação de controlo e o call center do C3 mostram que é possível, a partir destas instalações, ter uma “leitura dos sinais vitais da cidade e capacidade para resolver problemas num curto espaço de tempo e mobilizar equipas”.
“De facto, isto é um exemplo absolutamente inspirador entre o casamento da tecnologia e a prestação de serviços, que é o mais importante para o cidadão”, considerou o governante.
José Mendes disse que o exemplo de smart city de Cascais “pode e deve” ser replicado noutras partes do país.
“É muito importante que existam estas experiências com sucesso que fazem caminho e, naturalmente, não há que estar sempre a reinventar a roda”, disse, reiterando: “muito claramente, este é um exemplo inspirador para aquilo que deve acontecer no resto do país”.
“Devo dizer que visito situações destas um pouco por todo o mundo e este é um belíssimo exemplo pelo trabalho que está aqui a ser feito”, voltou a sublinhar. S.R.S.