CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Secretário de Estado visita C2 em Cascais

O secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo, qualifica o C2 como um “ponto nevrálgico que permite tomar decisões baseadas em evidências”.

O secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo esteve de visita ao Centro de Operações para o território de Cascais, chamado C2, ou também designado pelo vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz, como Cockpit de Cascais, e teve a oportunidade de, como referiu o governante à saída, ficar com “uma ideia prática de como é inventar um futuro e ter um território e uma cidade inteligentes”.

Recebido por Miguel Pinto Luz, Mário Campolargo teve a oportunidade de verificar como a informação partilhada em tempo real com todas as entidades que têm a responsabilidade da gestão do território, permite antecipar e resolver problemas de forma mais eficaz e célere. Também o autarca de Cascais deu a conhecer ao secretário de Estado os demais projetos como o Viver Cascais, Cascais ID, FIX Cascais, City Points, Orçamento Participativo, Mobi Cascais, Teleconsultas, gestão inteligente de resíduos, gamificação, georreferenciação, integração com a plataforma Waze e com operadores móveis. O governante teve ainda a oportunidade de ver como funciona um front-office multidisciplinar, em coordenação com outras entidades responsáveis pela gestão do território, permite às pessoas que ali convergem através de um único número de telefone ( 800 203 186) verem os seus problemas resolvidos de forma remota sem as inconveniência da deslocação aos serviços respetivos.

No final da visita, o secretário de Estado destacou todo o processo de evolução do processo de construção: “Cascais tem tido um processo, ao longo do tempo, de maturação do que é uma cidade digital”, desde a “conceptualização das cidades digitais a partir de um conjunto de tecnologias disponíveis”, até hoje em que as “tecnologias são apenas um meio”. Hoje, acrescentaria o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa “a realidade de Cascais é o envolvimento dos cidadãos num processo de cocriação”.

O secretário de Estado qualificaria ainda o C2 como um “ponto nevrálgico que permite tomar decisões baseadas em evidências”, disse.

Ainda sobre o propósito desta visita Mário Campolargo disse que o governo “está a visitar e a estudar casos importantes de cidades inteligentes para formular uma estratégia nacional de territórios inteligentes (Smart Cities) que não seja desprendida da realidade, mas que possa aprender com as boas práticas, e Cascais é uma delas, para estender essas boas práticas ao país globalmente, respeitando as diferenças”.

CMC/HC/PR/GBD
 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0