CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Shakespeare em Cascais no desfile das Marchas Populares

Com trajes de uma Inglaterra quinhentista, as 11 marchas (duas delas infantis) de 9 coletividades do concelho de Cascais desfilaram pelas ruas da Vila, descendo do Parque da Cidadela à Praça 5 de Outubro, onde homenagearam um cascalense especial.

Um cascalense recentemente desaparecido mas que ficará sempre ligado ao Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio, de Tires, dinamizador desta agremiação, mas, como referiria o presidente da Câmara, especial por se tratar de “um cidadão que exercia a sua cidadania para os que estavam à sua volta”. Carlos Martinho, era esse o seu nome, seria lembrado por Carlos Carreiras como um dos responsáveis pelo regresso de uma tradição que se perdera: O desfile das Marchas Populares. Os balões largados na Praça 5 de Outubro marcavam essa homenagem póstuma e o desfile prosseguia em direção ao Mercado da Vila.   

Um desfile que este ano se inspirou no poeta e dramaturgo inglês, que vivendo entre meados do século XVI e os primórdios do século XVII contaminou toda a dramaturgia dos séculos vindouros: William Shakespeare estava presente nos trajes e nas letras das marchas, do amor de Romeu e Julieta, ao ser ou não ser do Hamelet, todos os marchantes traziam um pedaço dessa história, recriando o ambiente da Inglaterra de Isabel I.

Já no Mercado da Vila, repleto de gente para ver as diversas coreografias, os cerca de 350 marchantes dançaram e a folia prosseguiu noite dentro, num ambiente de arraial das Festas de Santo António.

As agremiações que participaram foram: O Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio Tires, com uma marcha infantil e uma de adultos; o Grupo de Solidariedade Musical e Desportivo de Talaíde, com uma marcha infantil e outra de adultos; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais; Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos; Sociedade Musical Sortiva Alvidense; Sociedade Musical de Cascais; Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra; Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira e o CCD - Centro de Cultura e Desporto do pessoal do Município de Cascais.

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0