CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Somos os melhores porque temos os melhores

Cascais, juntamente com Lisboa e Porto, são os melhores concelhos para viver, segundo ranking que analisa os 308 municípios portugueses. A Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking refere, em recente estudo, que nas áreas dos negócios do turismo e das condições de vida, Cascais está em 3º lugar no “TOP 25 Nacional” e em posição ascendente. Mas, só somos os melhores porque temos os melhores. Senão veja quem escolheu Cascais para viver e desenvolver os seus projetos de vida, nas mais diversas áreas que vão do desporto às artes, passando pela moda e pelo teatro e, do empreendedorismo à ciência.

A par de Lisboa e Porto, Cascais ocupa o pódio 2017 do ranking nas categorias: "Negócios", "Visitar" e "Viver".

Mas, se Cascais é o melhor sítio para viver, visitar e fazer negócios, também é certo que os melhores nas mais diversas áreas aqui nasceram ou escolheram este concelho para viver e desenvolver os seus projetos de vida.

Falamos logo à partida do nosso Presidente da República que nunca escondeu o seu amor por esta terra à beira mar e que aqui escolheu viver mesmo depois de ser eleito para o mais alto cargo do país. Marcelo Rebelo de Sousa é amiúde visto pelas ruas da Vila a passear, a fazer compras ou nas idas à praia, mesmo de inverno, para “um mergulho revigorante e para refletir” como ele próprio afirma.

A gastronomia de excelência é um dos motivos apontados por aqueles que visitam Cascais, ou não fosse esta a terra de Miguel Rocha Vieira, o Chef que tem no curriculum três Estrelas Michelin. “Esta era a praia onde eu passava o verão (ao lado da Fortaleza do Guincho) e é a minha terra. Depois de ter estado 17 anos fora, o que mais senti falta foi do cheiro do mar, da maresia.”, refere o Chef.

Cascais também é a terra dos surfistas e Frederico Morais, ou Kikas, como é conhecido no meio, aqui nasceu e foi em mares cascalenses que experimentou o surf pela primeira vez aos cinco anos. Agora aos 25 anos, Frederico Morais chegou ao topo, mas continua a ser a partir de Cascais que parte à conquista das melhores ondas em todo o mundo. A escola de Surf “The Blue Room”é o seu mais recente projeto e escolheu o Estoril para o acolher: “espaço que acompanhe o crescimento do surf sem perder as raízes”, explica Kikas. E, ainda sem sair a da área do desporto, recentemente a nossa triatleta Vanessa Fernandes transferiu-se para Cascais para viver e para preparar a sua presença nos grande palcos mundiais da modalidade. 

Cascais é também um local inspirador para os criativos. Marco Grieco é diretor de Arte do Jornal Expresso e também escolheu Cascais para viver. Galardoado com o “European Newspaper Awards”, uma competição de design gráfico de jornais europeus que elege os melhores, Marco Grieco garante que “Apesar de ser uma zona muito turística, Cascais consegue manter a tranquilidade de uma pequena vila a beira-mar (…) mesmo nos dias cinzentos e chuvosos, não tem preço”.

Ainda na área do Design quem não conhece o nome de Philip Starck? Um dos maiores designers do mundo, nasceu francês, mas foi “a bravura do mar na Boca do Inferno, em Cascais” que o apaixonou e onde decidiu viver. O seu refúgio é a casa no Guincho, longe das luzes da ribalta que sempre rejeitou.

O talento do arquiteto Miguel Arruda não é fácil de definir, pois move-se com o mesmo à vontade na Arquitetura, na Escultura e no Design. Mas, é nesta última vertente que o seu reconhecimento internacional tem sido assinalado, com a atribuição, nos últimos anos, dos mais importantes prémios internacionais de Design. Só para referir das últimas distinções, temos o RED DOT Design Award 2017, uma espécie de “Oscar” do mundo do design e o SILVER A’DESIGN Award 2016, na categoria de Design de Projetos de Iluminação e Produtos de Iluminação pela International Design Academy. Em Cascais, Miguel Arruda tem agora o desafio de transformar o icónico Edifício Cruzeiro numa nova Academia de Artes. Outro dos projetos que trouxe para Cascais e Estoril foi a Cascais School of Arts and Design. Sobre Cascais, Miguel Arruda deixa o seu testemunho: “Cascais com a sua realidade paisagística, o seu passado histórico ao nível não só da arquitetura, mas também ao nível social e cultural, tem todas as condições para reafirmar esse passado num diálogo muito muito intencional com a contemporaneidade (…) Só assim é possível marcar uma atitude cultural contemporânea e evoluída ao nível do que melhor se faz no estrangeiro”.  

Considerado um dos fundadores da moda nacional José António Tenente, nasceu, cresceu e sempre trabalhou em Cascais, vila com a qual desenvolveu um vínculo muito especial: “Gosto muito da sua privilegiada localização geográfica, com uma baía tranquila e uma costa mais selvagem no Guincho. A presença do mar é a mais inspiradora e apaixonante“, afirma o designer de moda que acrescenta: “este lugar possui uma calma e tranquilidade que para quem não é de cá acha sempre que estamos de férias”.  

Cláudia Ranito tem 32 anos, e os últimos cinco foram dedicados à criação e expansão da Medbone, uma empresa de Cascais que fabrica ossos sintéticos. Hoje exporta para mais de 30 países, incluindo o Médio Oriente, onde as mulheres ainda não conquistaram as liberdades a que as ocidentais estão habituadas. Num mundo de empresários, engenheiros, equipamentos e máquinas que, até há algum tempo, era exclusivo dos homens, Cláudia Ranito é hoje uma empreendedora de sucesso que também escolheu Cascais para desenvolver o seu projeto empreendedor.

Na área do entretenimento, televisão e espetáculo, Rita Pereira é um rosto incontornável, e umas das figuras públicas com mais seguidores nas redes sociais. A atriz nasceu em Cascais em 1982. Já viveu no Canada, Brasil e em Los Angeles mas como o “bom filho à casa torna” Rita voltou a Cascais para se estabelecer e não pensa trocar a vila por nada. Apaixonada pelo pôr-do-sol na praia de Carcavelos, Rita não desiste de viver o seu lema de vida “I have a dream” e escolheu Cascais para a inspirar na realização dos seus sonhos.

Ainda na área do espetáculo, mais precisamente do Teatro, Carlos Avillez, por mérito próprio, já tem entrada na história cultural e artística do concelho. Fundador da Escola Profissional de Teatro de Cascais e a alma do Teatro Experimental de Cascais (TEC), o intitulado “enfant terrible” do teatro português, afirma, sem pudor, que “Em Cascais faz-se teatro com fé e saber” e, acrescenta: “Estou em Cascais e não quero sair daqui. Cascais é a minha terra”.

São só alguns testemunhos de quem escolheu terras cascalenses para inspiração, para fundar a sua empresa ou para viver. Muitos outros poderiam ser referidos porque só somos os melhores porque temos entre nós os melhores. PL

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0