CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Terminou a 6.ª edição do Programa “Experimenta”

Programa de empregabilidade contou com a participação de 38 jovens

A 6.ª edição do Programa de Empregabilidade Jovem “Experimenta” terminou, esta sexta-feira, dia 4 de julho, com uma sessão no Centro Cultural de Cascais.

“O Município de Cascais tem um compromisso com os jovens”, começou por referir Nuno Piteira Lopes, durante o evento de hoje. “Este programa dá a possibilidade de experimentar o que é desenvolver uma atividade profissional em contexto real de trabalho. Quando somos jovens, devemos ter a hipótese de trabalhar em várias áreas, para percebermos qual é aquela de que gostamos mais”, acrescentou.

O Programa “Experimenta” é uma iniciativa de promoção da empregabilidade jovem, desenvolvida pela Câmara Municipal de Cascais, e que se destina a residentes ou estudantes locais com idades entre os 18 e os 29 anos de idade (até aos 35, no caso de jovens com necessidades especiais). O programa associa até oito meses de experiência profissional em contexto municipal (20 h/semana), bolsa, apoio de tutor, formação em “soft skills” e acompanhamento técnico personalizado, financiando ainda projetos individuais de promoção de talento.

Esta edição contou com a participação de 38 jovens que, de novembro de 2024 a julho de 2025, beneficiaram de formação intensiva em áreas como Literacia Financeira, Criatividade e Resolução de Problemas, Cidadania, Diversidade e Inclusão. Foram ainda realizadas cinco sessões de “training”, que se revelaram fundamentais no desenvolvimento das competências pessoais e profissionais dos participantes.

“Eu estive na CPCJ de Cascais e tive várias funções. Estive a dar apoio em projetos de sensibilização e em trabalho interno da Comissão. Esta experiência permitiu-me expandir os meus horizontes, ganhar novas experiências de trabalho, crescer de forma pessoal e descobrir aquilo que eu quero seguir na minha vida”, revelou Marta Pais, uma das participantes no “Experimenta”.

Já para Bernardo Lima, outro dos participantes nesta iniciativa e que trabalhou no Forte de São Jorge de Oitavos, “este programa ajudou-me a ser mais organizado e mais responsável. Sinto que vou ser melhor trabalhador no futuro”.

Em colaboração com as equipas e serviços técnicos do Município de Cascais, o “Experimenta” proporciona uma experiência abrangente e diversificada, que expõe os jovens ao vasto conhecimento e à diversidade dos setores municipais. Este contexto enriquece o currículo dos participantes e fortalece a sua empregabilidade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Nesta edição, destacou-se ainda a ação de voluntariado promovida em parceria com a Cascais Ambiente, onde os jovens participaram ativamente na recolha de lixo na Duna da Cresmina, numa atividade que reforçou a consciência ambiental e o espírito de cidadania, e que demonstrou o compromisso dos participantes com a preservação do património natural do concelho.

A sessão de encerramento da 6.ª edição do “Experimenta” contou com a entrega de certificados aos participantes (acompanhados pelos respetivos tutores), pelas mãos de Nuno Piteira Lopes e dos vereadores cascalenses Frederico Nunes e Diana Vale.

A avaliação desta edição por parte dos jovens foi muito positiva, quanto à utilidade do programa, qualidade da experiência em contexto de trabalho e no que diz respeito à formação. O “Experimenta” tem vindo a proporcionar experiências enriquecedoras, com o propósito de capacitar os jovens e promover o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro, totalizando, desde o seu início, a participação de 221 jovens.

CMC | DG | MC | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0