CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Uma Festa mais sustentável

A sustentabilidade é uma preocupação fundamental das Festas do Mar 2019 que se propõe implementar mais de uma dezena de medidas com o propósito de reduzir a pegada de carbono.

São dez dias de concertos, 29 espetáculos, 22 no palco da Baía de Cascais, mais sete no Palco Cidadela e a expetativa de reunir mais de meio milhão de espetadores.

É o Grande Festival de Verão da Música cantada em português dirigido a um público variado e exigente e dando palco a bandas do concelho, são 13.

Mas é uma Festa com preocupações ambientais, desde logo pela reutilização do material usado na montagem do evento, como forma de diminuir a pegada carbónica, material e hídrica mas também pelo conjunto de medidas que vão ser postas em prática, umas que resultam diretamente numa redução das emissões de carbono, outras pelo seu efeito didático, já que contribuem para uma boa prática em matéria de sustentabilidade.

Referimo-nos à promoção do transporte público em detrimento do transporte individual, designadamente através do reforço dos serviços da CP e da MobiCascais; a promoção da mobilidade ativa, promovendo e facilitando a utilização de transportes não poluentes, como a bicicleta e as trotinetes; a participação da mobilidade partilhada.

No plano energético as Festas do Mar vão recorrer à iluminação de baixo consumo. O Mar começa aqui, referia a campanha promovida este ano pelo município e, nada melhor que as Festas do Mar para relembrar que a eliminação do plástico descartável, de palhinhas, colheres, pratos e copos de plástico, a eliminação de panfletos para divulgação do evento, a implementação de copos reutilizáveis com caução de 1€/copo a ser devolvido no local da compra após utilização, juntamente com o apelo para não deitar beatas para o chão, são  formas de diminuir a pegada carbónica, mas também de evitar a poluição do Mar, Porque o chão é o caminho mais curto para estes resíduos chegarem ao Mar, através dos canais de escoamento de águas pluviais.

Também ao criar pontos de recolha de água residual dos exploradores de street food, que são na sua maioria do concelho, as Festas do Mar contribuem para a diminuição da pegada ecológica.

Prevê-se ainda uma melhoria da eficiência na separação e recolha seletiva de resíduos.

De salientar que, nas Festas do Mar, o excedente alimentar do staff será encaminhado para instituições de solidariedade social.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0