Está aqui

Projeto Oxigénio - Comprometa-se

Em janeiro de 2008 a União Europeia propôs reduzir em 20 por cento as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) até 2020. Assim, as empresas e instituições têm uma responsabilidade ambiental a cumprir, adotando para isso medidas que ajudem a reduzir as suas emissões de carbono.

Nesse contexto, a participação no projeto Oxigénio traz vantagens às empresas no que diz respeito à mitigação do carbono, responsabilidade social e ambiental, team building, imagem corporativa e compromisso ecológico.

Mitigação do carbono
As árvores, através da fotossíntese, absorvem dióxido de carbono, um dos principais GEE. As florestas têm então um papel importante como reservatório de carbono, contribuindo para a redução das concentrações desse gás na atmosfera. Em média, 2,5 árvores sequestram cerca de uma tonelada de CO2 ao longo da sua vida. O projeto Oxigénio propõe às empresas/instituições alternativas de neutralização das suas emissões de GEE, através da plantação de árvores. Para além disso, é também proposto o desenvolvimento de metodologias que evitem emissões de carbono, tais como a implementação de tecnologias mais limpas, o aumento da eficiência energética e/ou a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renovável.

Responsabilidade social e ambiental
Ao comprometer-se com o projeto Oxigénio, a empresa/instituição estará a cumprir a sua responsabilidade social e ambiental. Por um lado, porque estará a implementar medidas de compensação das suas emissões de carbono. Por outro, porque essas ações irão contribuir para a mudança progressiva de comportamentos ambientais entre os seus colaboradores. Este envolvimento acaba, em última instância, por promover a manutenção da biodiversidade e a defesa da natureza.

Team building
Este tipo de comprometimento permite a participação de todos os colaboradores, que serão incentivados a associarem-se a ações de plantação de árvores, proteção e recuperação dos solos e limpeza de matos, etc. Assim, a empresa/instituição contribuirá para um compromisso ambiental de carácter cívico, já que estará a sensibilizar e educar os colaboradores e influenciar as suas atitudes e comportamentos, visando as boas práticas ambientais. É também fortalecido o espírito de equipa através de uma causa comum.

Imagem corporativa
A participação neste projeto permitirá associar a empresa/instituição a uma imagem clean e sensível às questões ambientais. O Oxigénio permite o comprometimento ao longo dos anos, em que a plantação é apenas o primeiro passo num percurso cada vez menos poluidor.

Um compromisso ecológico
À entidade investidora é proposta a assinatura de um Certificado de Compromisso a Cinco Anos, com o intuito de garantir a manutenção das árvores instaladas e maximizar a sua taxa de sobrevivência. Uma entidade que pretende mitigar as suas emissões de carbono de forma responsável deve de avaliar regularmente - no mínimo uma vez por ano - o estado fitossanitário das árvores que plantou e executar ações de gestão apropriadas. Esta gestão é realizada sob a coordenação dos técnicos da Empresa Municipal Cascais Ambiente.

 

 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais