Está aqui
| Residentes |
|---|
Desporto: Um Caminho de Inclusão
A Escolinha de Rugby da Galiza, da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, promoveu, nos dias 13 e 14 de novembro, a 3.ª edição do Seminário com o tema “Desporto: Um Caminho de Inclusão”, que teve lugar no Centro Cultural de Cascais.
O evento pretendeu colocar em debate o papel do desporto como instrumento de inclusão social, reunindo especialistas, técnicos, dirigentes, treinadores e representantes institucionais para partilhar experiências e discutir estratégias que tornem o desporto mais acessível.
“Cascais demonstra que, quando o desporto é pensado e planeado, transforma comunidades. O desporto é agregador e mobilizador, e talvez seja uma das melhores ferramentas para superar desigualdades”, palavras de Pedro Morais Soares, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.
Ao longo dos dois dias, os participantes puderam assistir a painéis temáticos dedicados à responsabilidade social no desporto, à importância das relações humanas, ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, à sustentabilidade, às políticas públicas que promovem a inclusão, entre outros temas.
Entre os convidados, estiveram figuras de destaque do desporto e da ação social, bem como Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye, presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, e Isabel Miguéns, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.
Mais do que um encontro teórico, o seminário foi um espaço de partilha de boas práticas, e de criação de redes de contacto, mostrando como o desporto pode ser um verdadeiro agente de mudança social.
A iniciativa reforçou o compromisso da Escolinha de Rugby da Galiza e da Santa Casa da Misericórdia de Cascais em promover uma sociedade mais inclusiva, onde o desporto tem um papel central no desenvolvimento individual e comunitário.
CMC | IM | MC | PM | LB
IX Festival de Bandas Filarmónicas de Cascais
Nos próximos dias 21, 22 e 23 de novembro realiza-se o IX Festival de Bandas Filarmónicas de Cascais, que contará com a participação das sete Bandas Filarmónicas do concelho. O Festival é promovido pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra, que será o local de realização deste evento com entrada livre.
Saiba mais aqui
Quinzena dos Direitos das Crianças e Jovens 2025
O Município de Cascais realiza a Quinzena dos Direitos das Crianças e Jovens 2025, entre os dias 17 e 28 de novembro, com várias iniciativas que assinalam o Dia Internacional dos Direitos da Criança e o 36.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, ambos comemorados a 20 de novembro.
Saiba mais aqui
"Quando o vi dançar pela última vez" em exposição no Centro Cultural de Cascais
O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição Quando o vi dançar pela última vez, do fotógrafo e artista visual luso-brasileiro Bruno Saavedra. A mostra estará patente até 25 de janeiro de 2026.
Resultado de mais de três anos de trabalho, o projeto acompanha o percurso de Simão Telles (Santarém, 1997), criador da personagem Symone De Lá Dragma, inspirada nos versos de No Teu Poema, na voz de Simone de Oliveira, numa jornada de vulnerabilidade e autodescoberta. Bruno Saavedra fotografou Simão/Symone entre a casa da família, em Pontével, e as noites lisboetas, para construir um sensível e poético álbum de imagens sobre a liberdade de ser num universo de dualidades.
Saiba mais aqui
Boas práticas para a Organização de Eventos Sustentáveis







A Câmara Municipal de Cascais continua a dar passos firmes na promoção de eventos mais sustentáveis no concelho. Esta semana, decorreu a formação sobre eventos sustentáveis, nos dias 11 e 12 de novembro, no Auditório do Centro Cultural de Cascais, reunindo colaboradores da autarquia e produtores de eventos locais.
A iniciativa teve como objetivo partilhar boas práticas ambientais e reforçar a adoção de métodos de produção mais responsáveis, com o contributo de vários produtores nacionais e internacionais, entre os quais destacou-se as práticas da equipa do Boom Festival, reconhecida pela sua abordagem exemplar à sustentabilidade.
Este momento formativo vem reforçar o trabalho já desenvolvido pelo município no sentido de tornar os seus eventos cada vez mais ecológicos. Entre as medidas já implementadas em grandes e pequenos eventos organizados pela autarquia, destacam-se:
• A utilização de copos reutilizáveis, reduzindo o consumo de plástico descartável;
• A instalação de pontos de água para o reabastecimento de garrafas;
• A separação de resíduos em todas as zonas de evento;
• A eliminação das garrafas de plástico em conferências e ações promovidas pela autarquia.
De recordar que a Câmara Municipal de Cascais lançou o manual para eventos mais sustentáveis em Cascais, um guia prático que reúne procedimentos e recomendações para apoiar todos os promotores na organização de eventos mais amigos do ambiente.
Com estas ações, Cascais reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo um modelo de eventos que alia qualidade, responsabilidade ambiental e inovação, contribuindo para um futuro mais verde e consciente.
CMC | GN | RP | CT
20.º aniversário da Cascais Ambiente



















A empresa municipal Cascais Ambiente assinalou esta terça-feira, 11 de novembro, 20 anos de existência, num almoço comemorativo que reuniu centenas de colaboradores na Malveira Arena, em Malveira da Serra, e contou com a presença do executivo da Câmara Municipal de Cascais. “Um dia de orgulho para o nosso concelho”, afirmou Nuno Piteira Lopes, presidente da autarquia, sublinhando o papel fundamental da empresa municipal na transformação ambiental do território. “Cascais é hoje um município mais sustentável, mais verde, onde as ruas estão mais limpas e os espaços naturais mais protegidos. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação, cujo trabalho diário faz da Cascais Ambiente uma referência na sustentabilidade, na limpeza urbana, na manutenção dos espaços verdes e na preservação dos espaços naturais”, destacou o autarca. Durante a celebração, foram ainda homenageados os colaboradores com 20 e 10 anos de casa, num momento de reconhecimento público pela sua dedicação e contributo para o sucesso da empresa municipal.
Duas décadas de compromisso ambiental
Criada a 11 de novembro de 2005, a Cascais Ambiente é a empresa municipal responsável por cuidar do ambiente no concelho de Cascais, assegurando a limpeza urbana, a recolha de resíduos e a gestão de espaços verdes, de jogo e recreio, bem como dos recursos naturais e da orla costeira. Com uma equipa de cerca de mil colaboradores, a empresa está presente em todo o concelho, das ruas aos parques, da serra às praias, garantindo diariamente o bom funcionamento dos serviços essenciais e o cuidado com o território.
“Nos últimos 20 anos, a Cascais Ambiente foi uma estrada para o sucesso daquilo que é hoje. Quando a EMAC foi criada, o nosso objetivo era muito claro: tornar Cascais num modelo nacional de defesa do ambiente — e essa meta foi atingida”, afirmou Nuno Piteira Lopes, no seu discurso. O presidente da autarquia destacou ainda o percurso da empresa municipal: “Trabalhámos pela preservação dos espaços públicos verdes e urbanos, criámos programas de educação ambiental nas escolas, tornámos as crianças mais responsáveis pela proteção da natureza, cuidámos das nossas florestas, parques e mares. Construímos uma infraestrutura de excelência e hoje Cascais é um modelo nacional de inovação sustentável, estando entre os 100 destinos globais mais sustentáveis do mundo.”
Inovação, natureza e comunidade
A Cascais Ambiente tem vindo a apostar na inovação e no desenvolvimento tecnológico, sendo pioneira em projetos de economia circular e aumento das taxas de reciclagem. O seu trabalho reflete-se também na gestão de espaços emblemáticos como a Quinta do Pisão, a Duna da Cresmina, a Área Marinha Protegida das Avencas e o Pedra Amarela Campo Base, que anualmente acolhem centenas de milhares de visitantes e atividades de contacto com a natureza. Ao longo destas duas décadas, milhares de voluntários ambientais participaram em ações de reflorestação e plantação de milhares de árvores e plantas. Nas escolas, milhares de alunos foram envolvidos em programas de sensibilização ambiental, e no espaço urbano, centenas de tutores de bairro colaboram ativamente com a empresa. Com o projeto Terras de Cascais, mais de meia centena de munícipes cultivam hoje nas 29 hortas, 3 vinhas e 3 pomares comunitários do concelho, promovendo uma vida mais sustentável e participativa.
Um futuro de exigência e compromisso
No futuro, a empresa municipal quer continuar a inovar e a elevar o padrão de sustentabilidade, com novos projetos nas áreas de recolha seletiva, gestão de resíduos, arborização e agricultura urbana. “Nos próximos 20 anos vamos continuar a ser cada vez mais exigentes, eficientes e inovadores — cuidando dos nossos cidadãos, dos nossos espaços e do nosso ambiente”, concluiu Nuno Piteira Lopes. Uma meta reforçada por Zilda Costa da Silva, presidente da Cascais Ambiente: “Que os próximos 20 anos nos orgulhem tanto ou mais, como estes 20, estamos sempre à procura da melhoria contínua. E vamos fazer certamente, todos estão determinados a fazer melhor”.
CMC | TL | BN | CT
Vote no Orçamento Participativo de Cascais 2025
Em 12 edições realizadas, o OP já mobilizou mais de meio milhão de votantes e deu vida a 241 projetos escolhidos diretamente pela população, a maioria dos quais já concretizados, num investimento total de mais de 57 milhões de euros. Esta é a prova de que a cidadania ativa não é apenas um direito, é uma ferramenta poderosa.
De 12 de novembro a 11 de dezembro decorre a Fase de Votação da 13.ª edição do Orçamento Participativo de Cascais, com um total de 32 propostas à escolha (9 do OP Jovem), sendo que 17 correspondem à Tipologia A (beneficiam entidades coletivas) e 15 à Tipologia B (beneficiam os cidadãos).
Saiba mais sobre os projetos a votação e como votar AQUI
IV Rally Paper das Associações de Moradores de Cascais



















O IV Rally Paper das Associações de Moradores do Concelho de Cascais realizou-se este sábado, 8 de novembro, reunindo duas centenas de participantes de todo o concelho numa iniciativa marcada pela partilha, colaboração e espírito de comunidade. Organizado pela Divisão de Associativismo da Câmara Municipal de Cascais, o evento teve como principal objetivo fortalecer a rede associativa local, promovendo a troca de experiências entre as diversas associações de moradores e valorizando o papel essencial que estas desempenham na coesão social e no desenvolvimento local.
O vereador Frederico Nunes, destacou a importância deste tipo de iniciativas para um concelho mais unido e participativo: "É uma iniciativa que permite às várias associações momentos de convívio, partilha de ideias e uma forma de mostrarem o trabalho feito entre todas" disse o autarca.
Ao longo do percurso — que incluiu várias paragens em locais emblemáticos do concelho, como o Parque Urbano da Quinta de Rana, onde os participantes desfrutaram de uma pausa para pequeno-almoço —, as equipas foram desafiadas a responder a quizzes sobre a história, as atividades e as curiosidades das associações e dos serviços municipais. Em algumas paragens, com o apoio da Divisão de Promoção da Atividade Física, decorreram ainda atividades desportivas que animaram o trajeto.
A manhã repleta de ação, culminou com um almoço-convívio na Malveira Arena, em parceria com a AISA, que reuniu mais de 400 municipes de Cascais, demonstrando a força do associativismo no concelho. O Executivo Municipal presente no evento, presidido por Nuno Piteira Lopes, distribuiu troféus às equipas vencedoras e medalhas de participação a todas as equipas. O Município de Cascais reconhece, assim, o papel das associações de moradores como um dos pilares fundamentais da vida local, reforçando o compromisso em trabalhar lado a lado com todos os que fazem de Cascais um lugar melhor para viver.
Com mais uma edição bem-sucedida, o Rally Paper das Associações de Moradores de Cascais volta a afirmar-se como um exemplo de cidadania ativa, união e compromisso com a construção de um concelho cada vez mais participativo e solidário.
Cascais homenageia bombeiros na Casa Sommer




















“Soldados da Paz: História(s) dos Bombeiros do Concelho de Cascais” é a nova exposição na Casa Sommer que inaugurou este sábado, 8 de novembro. Um tributo às cinco corporações de bombeiros do município, reconhecendo o seu papel fundamental ao longo de mais de um século de dedicação à comunidade.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, que destacou o profundo sentido de missão dos bombeiros do concelho e a importância de preservar a memória coletiva. “Esta exposição é um tributo à coragem, à solidariedade e à entrega à comunidade dos nossos bombeiros e bombeiras. Uma forma de chamar a comunidade a conhecer a sua história, porque uma Vila com futuro tem de ter memória e saber honrar o seu passado”, referiu o autarca.
A exposição é composta por peças provenientes de espólios depositados no arquivo Histórico Municipal pelas corporações de bombeiros, assim como de coleções privadas. Em destaque, a sala dedicada ao espólio de José Geraldes Neto, cuja coleção é reconhecida por preservar o maior e mais completo conjunto de miniaturas de equipamentos de combate a incêndios existente em Portugal. A coleção destaca-se pela sua relevância cultural e histórica, reunindo diversos modelos de veículos e materiais associados à atividade dos bombeiros, com atenção ao detalhe e à autenticidade das peças expostas.
Presente na inauguração da exposição, Maria Manuela Neto, viúva do colecionador, referiu com emoção a importância de abrir à comunidade o espólio de uma vida, reunido com muita dedicação, investimento e paixão: “Que muitas pessoas tenham a possibilidade de vir ver este espólio que pode servir de incentivo e inspiração e avaliar o interesse que pode ter para as gerações futuras”,
A exposição “Soldados da Paz: História(s) dos Bombeiros do Concelho de Cascais)”, revisita momentos marcantes da história das corporações, evidenciando a sua evolução, o seu espírito de serviço e o papel essencial que desempenham na segurança e bem-estar de todos os cascalenses. Mais do que uma mostra histórica, esta é uma homenagem viva aos homens e mulheres que, ao longo de gerações, têm colocado a vida ao serviço dos outros — um testemunho de coragem e humanidade que continua a inspirar Cascais.
23.ª edição do EATS no Centro de Congressos do Estoril
























O European Aviation Training Summit (EATS), o maior evento europeu dedicado à formação em aviação, decorre até 6 de novembro no Centro de Congressos do Estoril. A 23.ª edição reúne mais de 1200 participantes, 95 companhias aéreas e representantes de mais de 60 países, reafirmando o posicionamento do concelho como destino de referência para grandes conferências internacionais.
Na sessão de abertura, Luís Almeida Capão interveio em representação do executivo municipal, sublinhando o papel estratégico do território na área da inovação e do conhecimento.
“Cascais está a afirmar-se como um centro de excelência em engenharia aeronáutica e aeroespacial, onde se unem aeroporto, indústria e academia num ecossistema único de inovação e progresso”, referiu.
Durante três dias, o EATS reúne profissionais e especialistas da aviação para partilhar experiências, debater desafios e apresentar soluções tecnológicas aplicadas ao treino e à segurança aérea. O programa inclui conferências, sessões de trabalho e momentos de networking, promovendo a colaboração entre companhias aéreas, fabricantes e entidades formadoras.
A presença de parte do executivo municipal reforça o compromisso do município na captação de eventos internacionais com impacto económico e científico. Ao acolher iniciativas desta dimensão, o concelho consolida a sua estratégia de valorização do território, de promoção do conhecimento e de incentivo à inovação sustentável.
CMC | AMM | SD









