CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Residentes

5.ª edição da Feira de Voluntariado da Nova SBE

Um encontro que juntou estudantes e organizações dedicadas à ação social

A 5.ª edição da Feira de Voluntariado da Nova SBE decorreu hoje, 23 de outubro, no campus da universidade, em Carcavelos, reunindo várias organizações e estudantes interessados em contribuir para causas sociais.

Organizado pela Associação de Estudantes da Nova SBE, o evento contou com a presença de várias organizações, que apresentaram as suas iniciativas e oportunidades de voluntariado nas mais diversas áreas, desde a ação social e ambiental até à educação e apoio comunitário.

O Município de Cascais marcou presença através da Divisão de Voluntariado, da Cascais Jovem, da Scholas Occurrentes e da Refood CPR, reforçando o compromisso local com a promoção da solidariedade e do envolvimento cívico. Para além destas organizações estiveram também presentes os Lares da Boa Vontade (Lares Cheshire em Portugal), o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, a Associação Coração Amarelo, a Associação Para Onde, a Cruz Vermelha, a Associação ANITA, entre outras associações.

O evento promove não só a participação ativa dos estudantes na comunidade, mas também o contacto direto com projetos de impacto social.

Mais informação sobre os programas de voluntariado aqui.

CMC | IM | NG | CT

Já tem planos para o Halloween 2025?

Celebre o Halloween em Cascais. Atividades para todos.

O Halloween em Cascais tem vindo a crescer, com cada vez mais pessoas a celebrar esta data no concelho. Todos os anos, multiplicam-se as atividades para que todos se possam divertir em família ou com amigos.

Para esta data, existe um programa cheio de iniciativas para aprender, conhecer e divertir-se na festa mais assustadora do ano.

O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. Teve origem com o povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".

Anos depois, no Reino Unido, a data passou a marcar o Dia de Todos os Santos, daí ter surgido o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas também se celebra o Halloween no nosso país, com cada vez mais adeptos a festejarem a noite mais terrifica do ano.

Cascais preparou um programa com várias atividades para miúdos e graúdos. Algumas implicam inscrição. Inscreva-se!

Conheça as diversas iniciativas e inscreva-se nas suas favoritas:

(programa em atualização)

Mercado da Vila - Halloween no Mercado | 31 de outubro | 16h00 - 24h00 (+info)

FoodLab Cascais - Halloween no Mercado | 31 de outubro | 16h00 - 24h00 (+info

GR Mato Cheirinhos – Halloween Peddy Paper | 31 de outubro | a partir das 20h30 (+info)

GIMD Abóboda  - Baile de Halloween | 1 de novembro | 18h00 (+info)

Quinta do Pisão - Jantar de Halloween - Os Sabores da Abóbora | 31 de outubro | 20h00 – 23h00 (+info)

Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira – MPV Halloween | 31 de outubro | 23h00 (+info)

Quinta do Pisão | Pintura de Abóboras de Halloween | 1 de novembro (+info)

Quinta do Pisão - Passeio Noturno de Trator e Contos Assustadores | 31 de outubro | 21h00 (+info)

GMD 31 de janeiro Manique de Baixo – Noite de Halloween | 31 de outubro | 19h30 (+info)

Grupo de Instrução Popular da Amoreira – Halloween Party | 31 de outubro | 21h30 (+info)

Sociedade Musical União Paredense - SMUP'S Walking Dead Band e Baile de Máscaras | 31 de outubro | 20h45 (+info)

Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos - Carcavelloween | 31 de outubro | 21h00

Grupo Desportivo do Zambujeiro - Festa de Halloween para Todas as Idades | 17h00 - 24h00

União Recreativa da Charneca - Halloween 2025 | 31 de outubro | 17h00 - 02h00 (+info)

Cascais celebra Semana da Cozinha Italiana

Mercado da Vila recebe cinema, showcookings e workshops até 25 outubro

Até ao próximo dia 25 de outubro, Cascais volta a ser palco de uma viagem pelas tradições de Itália, com mais uma edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, organizada pela Embaixada Italiana de Lisboa

Ao longo desta semana, o Mercado da Vila é o centro de várias iniciativas que unem gastronomia e cultura, num espírito de partilha através de um programa pensado para todos os que apreciam a autenticidade da mesa italiana.

A semana encerra em grande com uma noite que junta cinema e gastronomia italiana, no sábado, dia 25 de outubro. O público é convidado a assistir ao filme “La Cena”, de Ettore Scola — uma ode à convivência e partilha à mesa – com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. A sessão de cinema é gratuita e aberta a todos.

Para fechar a noite, celebra-se a cozinha italiana à mesa, num jantar italiano preparado a quatro mão pelos chefs convidados: Nelson Soares, que abriu o Sult Cascais em 2024, e Silvio Armanni consultor e chef privado, que conta com uma estrela Michelin no seu currículo. Os dois prometem uma experiência sensorial completa e inesquecível. Ainda existem lugares disponíveis, devendo dirigir a inscrição para info@cascaisfoodlab.pt

No dia 22 de outubro, o Mercado da Vila recebeu um Showcooking na Vila especial, onde o ingrediente estrela foi o cogumelo — um ícone do outono e da culinária italiana. Entre os cinco chefs convidados estiveram Armando Capocci, Paola Braga, Jónatas Carvalho, Leonardo Sousa e Julia Seraya que apresentaram cinco receitas distintas, mostrando a versatilidade e criatividade deste ingrediente, tanto em pratos salgados como em pratos doces.

A abrir o programa, no passado dia 18 de outubro, realizou-se um Workshop de Cozinha Italiana dedicado a quem quis aprender a preparar alguns dos pratos mais emblemáticos do país, guiado pelo chef Armando Capocci, numa partilha de técnicas, histórias e segredos de cozinha.

Ainda está a tempo de se juntar a nós no Mercado da Vila, para celebrar os sabores de Itália!

Árvore de Natal Solidária 2025

Saiba como pode ajudar crianças a ter um Natal mais feliz

Com início em 2020, o projeto Árvore de Natal Solidária assinala 5 anos de existência, perdurando enquanto iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, através da Divisão de Associativismo, em colaboração com as diversas Associações de Moradores do Concelho de Cascais.

Este projeto visa promover a solidariedade entre todos, através da doação de brinquedos usados, mas em bom estado de conservação, para que possam ser entregues a crianças mais carenciadas. Para além disso, o projeto tem como premissa fundamental fomentar a economia circular e, por consequência, a sustentabilidade, dando aos brinquedos uma nova vida nas mãos de outras crianças.

Até ao dia 21 de novembro, as Associações de Moradores do Concelho de Cascais têm as portas abertas aos munícipes para receber os brinquedos doados, de que são exemplo jogos didáticos, puzzles, livros, entre outros.

Concluída a angariação destes artigos, é iniciado o seu processo de triagem e desinfeção, culminando na elaboração de cabazes, feitos por género e faixa etária (0-3 anos; 4-6 anos; e 7-10 anos de idade), sendo depois entregues às crianças com o intuito de lhes proporcionar um Natal mais feliz.

Confira as Associações onde pode doar os brinquedos AQUI

Portugal Mobi Summit 2025

Cascais partilha visão para um futuro mais verde, centrada nas pessoas

O futuro da mobilidade urbana esteve hoje em destaque na cimeira Portugal Mobi Summit 2025 – “Um Mundo em Movimento: Transformar a Mobilidade para um Futuro Mais Verde”, que decorre nos dias 22 e 23 de outubro, no auditório do IPMA, em Algés (Oeiras). Durante dois dias, especialistas, decisores e representantes de entidades públicas e privadas debatem soluções para tornar as cidades mais eficientes, inclusivas e sustentáveis. Entre os participantes esteve Nuno Piteira Lopes, presidente eleito da Câmara Municipal de Cascais, orador no painel “LIOS, SATUO e BRT A5 - Tecendo o Futuro da Mobilidade na Zona Ocidental da Área Metropolitana de Lisboa (AML)”, moderado por Paulo Tavares, curador da Portugal Mobi Summit. A mesa-redonda contou ainda, com as intervenções de Rui Rei, presidente Parques Tejo, Manuel Melo Ramos, administrador Executivo do Grupo Brisa e CEO da Brisa Concessão Rodoviária e Rui Lopo, administrador, TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Na sua intervenção, Nuno Piteira Lopes sublinhou o compromisso de Cascais com uma mobilidade mais inteligente, verde e centrada nas pessoas, destacando o papel pioneiro do município: “Cascais abriu caminho, em 2021, quando decidimos transformar-nos em Autoridade Municipal de Transportes. Iniciámos, nesse ano, com a gratuitidade no transporte público rodoviário – em Cascais, todas as pessoas que trabalham, moram ou estudam têm acesso gratuito ao autocarro – e queremos agora dar o próximo passo: gerir, em conjunto com os municípios de Oeiras e de Lisboa, a linha de Caminhos de Ferro de Cascais, para podermos também oferecer a gratuitidade a quem utiliza o comboio.”

O autarca destacou ainda, o projeto do corredor Bus na A5, uma iniciativa conjunta entre Cascais, Oeiras e Lisboa: “Estamos muito empenhados em criar uma nova faixa em cada sentido, dedicada exclusivamente ao transporte público, que poderá também ser utilizada, em determinados horários, por viaturas com mais de três ocupantes e por motociclos. Trata-se de uma infraestrutura que permitirá testar novos projetos e facilitar uma mobilidade cada vez mais confortável e sustentável.

CMC | TL | BC | PM

Protocolo promove setor da aviação entre os jovens

Inspirar e formar novas gerações para as oportunidades oferecidas pela aviação civil,

A Câmara Municipal de Cascais celebrou, esta quarta-feira, 22 de outubro, um protocolo de cooperação com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e a empresa municipal Cascais Dinâmica, , com o objetivo de desenvolver iniciativas conjuntas educativas e de divulgação no setor da aviação civil. A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, de representantes da ANAC, designadamente da presidente do conselho de administração, Ana Cristina Vieira da Mata e da Cascais Dinâmica, representada pela sua administradora Diana Dias, marcando um novo passo na aposta do município na formação dos jovens e inovação tecnológica.

Este protocolo insere-se na campanha nacional “As Tuas Asas Começam Aqui”, uma iniciativa da ANAC destinada a inspirar e formar novas gerações para as oportunidades oferecidas pela aviação civil, incentivando a sustentabilidade, inovação e inclusão neste setor estratégico. Entre as ações previstas estão programas de formação vocacional e atividades pedagógicas em escolas do concelho, com o intuito de aproximar os jovens do mundo aeronáutico e das áreas científico-tecnológicas, assim como proporcionar-lhes experiências em contexto real no Aeródromo Municipal de Cascais, com o apoio da Cascais Dinâmica. 

"O objetvo é desenvolver atividades para os jovens vivenciarem toda a operação que a equipa da Cascais Dinâmica tem no local e, no final, dar-lhes a oportunidade de fazerem um estágio", referiu Diana Dias, referindo a importância de divulgar, entre os mais jovens, um setor que é estratégico para Cascais e para o país, com uma grande procura, a nível mundial, de recursos humanos não só pilotos, mas também, nas áreas técnicas e tecnológicas.

Mas, o compromisso de Cascais com o futuro da mobilidade aérea, promovendo a educação tecnológica e o desenvolvimento sustentável, assim como a valorização da sua infraestrutura aeronática - o Aeródromo Municipal de Tires, não se iniciou com este protocolo. Lembramos que já existe no Aeródromo Municipal cursos de formação para Técnicos de Manutenção de Aeronaves, fruto de um protocolo com a TAP, e que, recentemente, foi anunciado um acordo com a Universidade Nova para instalar um polo de engenharia aeronáutica e aeroespacial junto ao aeródromo de Tires, com arranque previsto 2027. 

"Este vai ser um motor de desenvolvimento não só para Tires, para a Freguesia de S. Domingos de Rana, mas, também para todo o concelho, em que o setor do turismo representa um papel fulcral na economia local", sublinhou Carlos Carreiras, destacando o papel da educação, capacitação e qualificação das novas gerações no processo transformador para o concelho.     

 

Redescobrir a artista Mily Possoz

Cascais acolhe mostra dedicada à artista modernista

A exposição “Mily Possoz. Uma Poética do Espaço” marca a inauguração do núcleo artístico da NOVA Medical School em Cascais, integrando-se na rede de espaços culturais geridos pela Fundação D. Luís I. Patente de 23 de outubro a 1 de fevereiro, a mostra decorre simultaneamente na Galeria Millennium bcp, no MNAC e no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, reunindo a mais ampla seleção alguma vez apresentada da obra da modernista Mily Possoz, com peças de importantes coleções públicas e privadas.

Com curadoria de Emília Ferreira, o projeto é acompanhado pela edição de um livro homónimo, com ensaios inéditos e imagens que aprofundam a obra e o legado da artista, figura essencial do modernismo português.

Saiba mais em cultura.cascais.pt

Município lança kit de apoio a alunos migrantes

O kit é constituído por um guia, um cartaz e um folheto, destinados a apoiar o acolhimento e a integração destes alunos

O Município de Cascais tem registado, nos últimos anos, um aumento significativo de residentes de diferentes nacionalidades, o que se reflete também no número crescente de alunos de origem migrante nas escolas do concelho. Até agora, os agrupamentos de escolas do concelho acolhem mais de 3000 alunos de mais de 100 nacionalidades. Assim, foram lançados hoje, 21 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um conjunto de Recursos de Apoio à Inclusão de Alunos de Origem Migrante.

“Cientes dos inúmeros desafios que a população migrante atravessa, Cascais não quis apenas reforçar o seu compromisso com a educação e com a igualdade de oportunidades, mas quis, sobretudo, reforçar o seu compromisso na construção de uma comunidade plural, inclusiva e solidária, onde cada aluno se sinta integrado”, palavras de Diana Vale, vereadora na Câmara Municipal de Cascais, na abertura da sessão, onde estiveram presentes vários profissionais das áreas da educação, saúde e ação social, juntamente com Francisco Kreye, vereador, e Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais-Estoril.

Com o objetivo de promover uma educação inclusiva e equitativa, o Município, através do seu Departamento de Educação e com a ajuda de parceiros, desenvolveu um kit que engloba um conjunto de recursos informativos destinados a apoiar o acolhimento e a integração destas famílias no sistema educativo português.

A iniciativa é composta por três materiais complementares: um Guia, um Cartaz e um Folheto. O Guia é dirigido aos profissionais que trabalham diariamente com famílias migrantes e reúne informação essencial sobre o funcionamento do sistema educativo nacional e a rede escolar local. O Cartaz, pensado para as escolas, inclui QR Codes que permitem o acesso rápido a informações sobre matrículas, transportes, apoios e ação social escolar. O Folheto, por sua vez, é entregue diretamente às famílias recém-chegadas, apresentando, de forma simples, os principais dados sobre o acolhimento e a inclusão nas escolas de Cascais.

Com esta ação, o Município reforça o seu compromisso com uma escola aberta à diversidade, que valoriza a diferença e promove o sucesso educativo e o bem-estar de todos os alunos.

Saiba mais aqui

CMC | IM | SD | MM

Jantar histórico na Casa de Santa Maria

Celebração do 178.º aniversário da Rainha D. Maria Pia de Sabóia e Dia Mundial da Alimentação

Um menu inspirado no que terá sido servido à Rainha D. Maria Pia de Sabóia em 1886. A Casa de Santa Maria celebrou o 178.º aniversário da Rainha e o Dia Mundial da Alimentação com um jantar a 16 de outubro, dia em que também foi inaugurada a exposição que apresenta cerca de 100 menus históricos doados pelo gastrónomo e crítico gastronómico Virgílio Nogueiro Gomes. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Cascais, através do Cascais Food Lab, em colaboração com o Food Design Lab Lisbon e a Universidade Europeia. Integrado no programa “Cultura à Mesa”, o projeto reforça a gastronomia como património vivo e aproxima o público do legado culinário de Cascais.

Menus históricos em exposição até 2 de novembro

Na Casa de Santa Maria pode conhecer parte da coleção de menus (cerca de 100) doada por Virgílio Nogueiro Gomes ao município de Cascais, que vão desde o final do Século XIX ao século XX, sendo o mais antigo de 1862. Inclui ainda menus da Casa Real Portuguesa.

“Os menus na Europa surgem nos inícios do século XIX e logo as Casas Reais se organizaram para usar os menus como uma forma requintada de arte ou exibir esteticamente o seu poder. Em Portugal que a chegada da Rainha Maria Pia, oriunda da Casa de Saboia, aparecem de forma quase diária no Palácio da Ajuda e de seguida começam a surgir menus em todos os locais ou banquetes onde estava a Família Real. É, no entanto, no livro de João da Matta, Arte de Cozinha, 1876, que surge o primeiro texto com instruções de como usar o menu: “Em frente do prato de cada pessoa coloca-se a lista (a que os franceses chamam menu) dos pratos de que se compõe o jantar,” salienta Virgílio Nogueiro Gomes.

Alunos reinventam menu histórico

“Fragmentos do Absoluto” foi o menu apresentado pelos estudantes de Gestão Hoteleira da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia para celebrar o 178.ª aniversário da Rainha. Uma reinterpretação de um dos menus do século XIX que integra esta exposição e que foi servido no Palácio de Cascais em 1886, por ocasião do aniversário da Rainha D. Maria Pia de Sabóia.

Integrada nas atividades de Laboratório Integrado em Hotelaria, a experiência contribuiu para que os alunos tivessem a oportunidade de evidenciar as suas aprendizagens, competências, criatividade gastronómica, hospitalidade, trabalho de equipa, comunicação e gestão de operação, reforçando a ideia de que inovar é cuidar do legado, atualizando-o de forma crítica e responsável.

20 anos de liderança, 20 anos de compromisso

Encontro de agradecimento e balanço reúne dirigentes municipais

A Sala Conde de Cantanhede, na Cidadela de Cascais, recebeu, esta segunda-feira, o Encontro de Dirigentes do universo municipal de Cascais, um momento de reconhecimento e agradecimento sobre as duas décadas de trabalho desenvolvidas sob a liderança do presidente da Câmara, Carlos Carreiras, que chega ao fim do terceiro mandato, número máximo permitido por lei. 

O Encontro juntou dirigentes e responsáveis dos vários serviços camarários, entidades e empresas municipais, numa sessão marcada pela partilha, pela gratidão e pela consciência do caminho percorrido em conjunto. Carlos Carreiras sublinhou a importância do espírito de equipa que tem norteado a atuação municipal, recordando que nenhum projeto ganha forma sem o contributo de todos os que acreditam no papel transformador do serviço público.

"Foram 20 anos ao serviço de Cascais e ao serviço dos cascalenses, enquanto vice-presidente de Câmara e, depois, enquanto presidente de Câmara e, agora, que a lei não me permite continuar, chega ao fim este percurso que é quase uma vida de 20 anos. Mas, acima de tudo reconhecer, agradecer a todos os colegas da Câmara Municipal de Cascais. De facto constituímos sempre uma equipa e tudo aquilo que fizemos não pode ser fruto de um homem só. Foi fruto, acima de tudo, desta equipa, de uma equipa de excelentes profissionais dedicados, com paixão, com amor a Cascais", afirmou Carlos Carreiras que se despede das suas funções, no próximo sábado, dia 25 de outubro, quando da tomada de posse do novo Executivo, recentemente eleito. 

Duas décadas de transformação

Ao longo destes 20 anos, Cascais consolidou-se como referência nacional em qualidade de vida, sustentabilidade, inovação, cidadania ativa e participativa. Foram implementados projetos estruturantes nas áreas da Educação, Saúde, Mobilidade, Coesão Social, Ambiente e Cultura, reforçando a identidade do concelho e aproximando a autarquia das pessoas. 

Em jeito de balanço, Carlos Carreiras lembrou que só foi possível fazer investimentos avultados nestas áreas porque o orçamento municipal cresceu para o triplo, com mais receitas, mas, também combatendo o endividamento, e, ainda assim, "foi possível redistribuir a riqueza com quem mais necessita, com as bolsas e apoios sociais e baixar os impostos".

Em destaque, o investimento massivo na renovação do parque escolar, na modernização, construção e ampliação das infraestruturas da Saúde Local, como centros e unidades de saúde, assim como o investimento na habitação pública, considerados pilares estratégicos das políticas municipais. A Cultura também não foi deixada de fora, com a criação e reabilitação de infraestruturas como o Edifício Cruzeiro e a Casa Sommer. A atração de novos pólos universitários, designadamente a Nova SBE, as Faculdades de Medicina e Direito, e, a instalação de novos campus universitários a curto prazo, são apostas ganhas que promovem o talento que se quer reter no concelho. 

O Ambiente, a Sustentabilidade e a Mobilidade foram também objeto de grande investimento por parte do Executivo Municipal neste últimos 20 anos. Como exemplos, Carlos Carreiras lembrou o sucesso do programa das Terras de Cascais que começou com as hortas comunitárias, a recuperação da vinha de Carcavelos e reabilitação do Mosteiro Santa Maria do Mar, a transformação do Parque Natural Sintra-Cascais como um ativo de sustentabilidade e biodiversidade, a abertura da Quinta do Pisão à população e a criação de parques e corredores verdes por todo o concelho, mas, também, a renaturalização e requalificação das ribeiras. 

Já na mobilidade, não podia ficar de fora deste balanço, a gratuitidade dos transportes públicos rodoviários no concelho e a aposta cada vez maior na mobilidade suave, com a expansão de ciclovias em todo o concelho.

Reconhecimento e continuidade

Este Encontro foi, sobretudo, um expressar de um enorme "Obrigado" por parte de Carlos Carreiras a todos os colaboradores do universo municipal, representados pelos seus dirigentes, que com ele trabalharam nestes 20 anos consecutivos. Um agradecimento a todos os que têm contribuído para este sucesso coletivo: “O verdadeiro legado destes 20 anos é o resultado da dedicação diária de homens e mulheres que acreditam num concelho melhor, mais justo e inclusivo", sublinhou o presidente da Câmara, expressando a sua confiança no legado que fica e na capacidade do novo Executivo continuar o "muito trabalho que ainda há para fazer para garantir o futuro de Cascais e das novas gerações". 

Este movimento de "sermos por todos, mas, mesmo por todos" na linha do legado deixado pelo Papa Francisco, na sua visita a Cascais, na Jornada Mundial da Juventude, "não é possível de parar porque a comunidade cascalense já tomou a sua posse, já pertence à nossa identidade", concluiu Carlos Carreiras que lembrou as crises que romperam nestes 20 anos, como a crise económica e financeira, a pandemia ou a guerra na Ucrânia. Dificuldades e barreiras que "nos tornaram mais fortes, mais resilientes, unidos e solidários". 

Páginas

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0