CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Capela de São Sebastião


A Capela de S. Sebastião, incluída na propriedade do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães é, segundo consta, originária de c. de 1594.

De tradicional forma retangular, esta pequena capela possui um considerável espólio azulejar, de que os exemplos mais antigos datam do século XVII. Desta época é de destacar o revestimento integral da abóboda de berço da capela-mor.

Já no século XX foram aplicados nas paredes da nave, quatro painéis representativos da vida de S. Sebastião. Apenas três são genuínos do século XVIII, (O Santo perante o Imperador Romano, O Santo na prisão, O Santo a ser atado numa árvore) tendo o quarto (Martírio de São Sebastião) sido reconstituído pelo pintor Leopoldo Battistini.

No alpendre frontal encontram-se azulejos diversos, aparentemente sem obedecer a uma ordem ou estilo, que dão um aspeto pitoresco à fachada da capela. Na parede, um painel policromo de finais do século XVII, remete para a cerimónia da Eucarístia.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais