CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inauguração do Museu da Vila de Cascais

Visite os Paços do Concelho para conhecer a história de Cascais
“A casa da família de Cascais são os Paços do Concelho,” afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na inauguração do novo Museu da Vila que decorreu na manhã do dia 26 de outubro de 2019.
 
A partir de hoje já pode visitar o novo Museu da Vila de Cascais que ocupa o piso térreo dos Paços do Concelho de Cascais, na Praça 5 de Outubro. Este novo equipamento do Bairro dos Museus tem por missão dar a conhecer a história da vila e do concelho de Cascais desde o Paleolítico à atualidade. 
Para o autarca, este museu enquadra-se na “perspetiva de que quanto mais a comunidade incorporar valores que estão associados à família - a partilha, solidariedade, amizade e esforço - melhor estamos como comunidade,” salientando que “como todas as famílias têm uma história, aqui conta-se a história da família de Cascais que já leva 655 anos mas na verdade já cá existiam vivências de muito antes”.
 
Um dos responsáveis pela execução do museu foi João Miguel Henriques, Chefe da Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico, e explica que este “é um espaço que tem por objetivo dar a conhecer a nossa história coletiva desde o paleolítico até à atualidade. Portanto há aqui muitas oportunidades de visitação”, referindo ainda que este “não é museu tradicional, não se limita a fazer a exibição das peças, tem também muitos desafios, sobretudo tecnológicos que cremos que serão do interesse de todos os que nos vão visitar.” João Miguel Henriques revelou ainda que “o Museu da Vila de Cascais oferece um conjunto muito grande de peças, muitas das quais nunca vistas pelos nossos munícipes e pelas pessoas que nos visitam”.
 
Neste dia foram também inauguradas as Cetárias Romanas de Cascais, que se encontram mesmo junto ao museu, na Rua Marques Leal Pancada, e datam do primeiro século antes de Cristo. As Cetárias romanas de Cascais são tanques de uma unidade de produção e transformação de preparados piscícolas que eram muito apreciados na culinária romana.
A Cerimónia de Inauguração contou com a atuação da Orquestra Ligeira da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra, logo no início, e, neste dia que é dedicado a Cascais e à sua história, foram também entregues Bandeiras do Município às entidades dos Movimentos Associativos mais antigos do concelho.
 
Ler também:
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0