CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Já reparou que a estação de Cascais está mais colorida?

Desde esta terça-feira que a estação de Cascais e uma carruagem de comboio da Linha estão mais coloridas. Esta é a primeira de várias iniciativas que Cascais vai desenvolver para sensibilizar a população para a questão do HIV/SIDA até ao final do ano.

O artista Akacorleone (Pedro Campiche) foi o grande responsável pela metamorfose no exterior e interior de uma carruagem de comboio da Linha de Cascais, onde aplicou padrões inspirados na arte de Keith Haring, mas com um design original. Além da carruagem de comboio, toda a estação de Cascais está decorada com imagens alusivas à obra de Haring.

Keith Haring - artista e ativista americano que utilizou a Arte Pop e o Graffiti a partir da cultura que existia nas ruas de Nova Iorque nos anos 80 - questionou problemas pungentes como a SIDA, a toxicodependência, a violência, o movimento político Apartheid. Teve também um papel muito ativo na democratização da Arte. Por isso mesmo, o CascaiShopping acolhe entre 10 de setembro e 10 de novembro a exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda”, onde vão estar patentes 17 originais representativos da sua fase mais criativa.

Dia 10, no CascaiShopping, o arranque da exposição constituirá um momento performativo inédito: será realizada uma pintura de corpo ao vivo (live body painting) com a modelo Sharam Diniz numa homenagem à performance que Keith Haring realizou com a supermodelo e cantora Grace Jones em Nova Iorque, em 1987. A performance será acompanhada por um bailarino, igualmente coberto por padrões inspirados na arte de Keith Haring. 

“Além de artista, Keith Haring era ativista social que, através de uma linguagem ilusoriamente simplicista, conseguiu transmitir mensagens de relevância social, como por exemplo, a questão da SIDA”, um dos objetivos desta iniciativa que Cascais acolhe.

Mas este não é caso isolado no que toca a ações de sensibilização sobre o HIV/SIDA em Cascais.

Até ao final de 2019, através da arte, moda, cinema e criatividade nas escolas, a autarquia em parceria com a associação SER+ vai promover um desafio junto das escolas. Pede-se aos alunos que se inspirem em Keith Haring e criem um cartaz ou um vídeo para campanha de sensibilização sobre HIV/SIDA.

Cascais adere também à Semana Europeia do Teste VIH/Hepatites, de 26 de novembro e 1 de dezembro, e assinala o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA  (1 de dezembro) com um debate sobre o tema na FNAC. Neste dia serão ainda realizados rastreios e testes rápidos de HIV e hepatites.

 

 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0