CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Centro de Documentação do Museu da Música Portuguesa

As coleções documentais da Biblioteca do Museu da Música Portuguesa são especializadas nas áreas da musicologia, antropologia, etnomusicologia, etnologia, sociologia e literatura.

O Centro de Documentação do Museu da Música Portuguesa, resultante da junção dos espólios de Michel Giacometti, Fernando Lopes Graça e Álvaro Cassuto, é constituído por uma biblioteca, que inclui um vasto conjunto de documentos, em diversos suportes, nomeadamente, monografias, publicações periódicas, partituras impressas, estudos e teses; um arquivo documental que reúne correspondência, fotografias, dossiês de imprensa, programas de concerto, recolhas etnográficas, autógrafos musicais entre outros; e pelos Arquivos Sonoros que disponibiliza recursos audiovisuais variados.

Fundo Fernando Lopes-Graça
A biblioteca deste fundo é constituída por cerca de três mil títulos nas áreas temáticas da musicologia, história, história da arte, sociologia, filosofia e literatura.
No campo da literatura, além dos clássicos portugueses e estrangeiros, é imenso o conjunto de obras de autores contemporâneos, com primeiras edições, autografadas, que nos transmitem a sua ligação a figuras ímpares da cultura portuguesa.
Este conjunto inclui ainda a totalidade da obra literária do compositor, assim como uma interessante coleção de periódicos, editados entre 1899 e 1990.

Fundo Michel Giacometti
Esta biblioteca reúne cerca de dois mil títulos, que incluem obras importantes para o estudo nas áreas da antropologia, etnologia, sociologia, história, musicologia e etnomusicologia. Faz ainda parte deste acervo uma importante coleção de romanceiros e cancioneiros populares portugueses e estrangeiros, estudos sobre filologia portuguesa, monografias e uma significativa coleção de periódicos.
Destacam-se, neste conjunto, algumas obras essenciais para o estudo da etnologia portuguesa, com grande ênfase para as ex-colónias.

Biblioteca de Álvaro Cassuto
Com cerca de dois mil títulos, esta biblioteca contém documentos raros e valiosos, alguns inéditos e coleções muito completas de periódicos musicais, parte delas bastante raras.
Neste conjunto evidenciam-se missais, obras religiosas com notação musical, manuais para o ensino da música (estando o mais antigo datado de 1620), partituras manuscritas, autógrafos originais, manuscritos musicais e numerosas obras de referência dos séculos XIX e XX, de musicólogos e investigadores consagrados.

Fundo de atualização
Cerca de dois mil e quinhentos títulos compõem este fundo que é fruto de aquisições e ofertas que permitem a atualização e o enriquecimento do acervo existente.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0