Está aqui
Leitores com História

Um tempo em que as inscrições de leitor na Biblioteca se faziam cuidadosamente, linha a linha, num livro especialmente reservado para o efeito e com a colaboração do próprio candidato, que aí registava, em caligrafia mais ou menos elaborada, o seu nome completo ou abreviado.
Numa época em que o acesso ao livro e ao conhecimento ainda não era um caminho que se trilhasse sem dificuldades, que significado poderá ter este ato aparentemente simples e fortuito? Que histórias, secundárias ou nem tanto, se poderão encontrar por detrás da decisão impulsiva ou mais ponderada de quem procurava a Biblioteca para se fazer leitor? Em que momento das suas vidas estas e outras personalidades mais ou menos conhecidas do grande público procuraram a Biblioteca de Cascais? Pode um simples e anódino livro de registo de leitores de uma Biblioteca ser o catalisador de inesperadas recordações que, à sua maneira, iluminam parte de cada um desses universos pessoais?
É isso que nos próximos meses uma equipa das Bibliotecas Municipais de Cascais procurará desvendar a partir da análise do primeiro livro de registo de leitores da Biblioteca do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, que cobre os anos de 1930 a 1956.
Nesta página pode conhecer alguns dos Leitores com História, que temos vindo a apresentar.