Está aqui

Bairro da Torre com mural AMAR de Ana Mesquita (MESQ)

O Bairro da Torre, em Cascais, recebeu um mural na Rua Estrela do Mar, inspirado na pintora mexicana Frida Kahlo. A obra AMAR criada por Ana Mesquita tem por base o quadro realizado para uma exposição exibida no Museu Nacional de História Natural em março deste ano. A inauguração teve lugar sábado, dia 18 de novembro.
Este mural que teve como ponto de partida uma frase de Frida Kahlo “ONDE NAO POSSAS AMAR NÃO TE DEMORES” é o primeiro trabalho de Ana Mesquita - que adotou o nome artístico MESQ - nestas dimensões e, tal como a tradição dos murais implica, foi pintado a trincha, pincel e rolo, com tinta de exteriores e uma muito reduzida utilização tinta spray.
 
MESQ presta assim homenagem a Frida Kahlo, uma personalidade forte que se impôs como pintora na primeira metade do século XX (viveu entre 1907 e 1954), enquadrada no estilo surrealista – ao qual nunca se quis a associar em vida, dizendo que não pintava os seus sonhos mas sim a realidade de uma existência curta mas intensamente vivida entre amores e dores provocadas por inúmeras operações à coluna.
 
Pintado ao longo de 20 dias do mês de Outubro de 2017, o mural teve a colaboração assídua de Sofia Pedro Muiños e de Obana Stilum. 
 
Ana Mesquita quis ainda, no âmbito do envolvimento com a associação TAKE.IT, constituída por jovens moradores do Bairro da Torre, criar uma ligação do mural com os atributos musicais dos seus habitantes. Para isso contribuiu com a escrita e produção musical de uma canção Rap – Não Te Demores, que une a ideia da feitura do mural à da vivência no bairro. O RAP acabou escrito a oito mãos com os rappers provenientes do bairro e contou com a composição e arranjos do músico João Gil.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais