CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais foi a primeira entidade do país a assinar Declaração de Bruxelas “Compromisso para a Paz”

Cascais foi a primeira entidade em Portugal a assinar a Declaração de Bruxelas “Compromisso para a Paz”. A cerimónia de assinatura teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal e assinalou em Cascais o Dia Internacional da Paz, 21 de setembro.

Subscrita no Parlamento Europeu a a 28 de novembro de 2011, a Declaração de Bruxelas “Pledge to Peace” ou “Compromisso para a Paz” conta com o patrocínio do 1.º vice presidente do Parlamento Europeu e consiste num verdadeiro apelo à ação a favor da paz, procurando junto dos subscritores, entidades públicas e privadas de todo o mundo, o compromisso de implementar ações e projetos “destinados a construir um mundo de paz e prosperidade”.

 
É esse o compromisso que Cascais assume a partir de dia 21 de setembro sendo que, além de promover ou apoiar projetos locais “que visem a facilitação e promoção da paz e educação das pessoas com base nos valores fundamentais da paz e bem-estar”, o município compromete-se ainda a desenvolver ações que promovam sinergias e cooperação mútua com outros signatários do “Compromisso para a Paz”.
 
Tendo, entre os seus munícipes, pessoas oriundas de cerca de 80% das nacionalidades do mundo, Cascais há muito que provou ser um concelho hospitaleiro, capaz de receber gente de diferentes culturas, costumes e tradições.
 
A assinatura desta declaração decorre precisamente da capacidade que Cascais demonstrou ao longo dos tempos, nomeadamente no difícil período da Segunda Guerra Mundial em que assumiu funções de plataforma giratória na viagem para o exílio de milhares de refugiados, mas também enquanto segunda pátria de muitas famílias de que é exemplo a família real italiana.
 
No âmbito desta declaração, Cascais e as suas gentes poderão vir a assumir a qualidade de “Embaixador do Compromisso para a Paz”, título periodicamente “conferido a uma ou mais pessoas que, em, sintonia com os objetivos da Declaração, tenham empreendido iniciativas visando a promoção dos valores da paz e do bem-estar no seu significado mais amplo e universal, bem como os valores da solidariedade, da igualdade e da liberdade”. 
 
Sobre o Dia Internacional da Paz | É celebrado anualmente a 21 de setembro. É um iniciativa a nível mundial estabelecida pelas Nações Unidas em 1981. A primeira celebração da data ocorreu em Setembro de 1982. Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de Setembro como o Dia Internacional da Paz. A comemoração visa sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0