CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cuidados de Saúde Primários debatidos em Cascais

Politicas públicas de saúde do município em destaque

O auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, foi o cenário escolhido pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT, para a sua 2ª Conferência sobre Cuidados de Saúde Primários. A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral da Saúde e autoridade de saúde nacional, Graça Freitas; de Luís Augusto Pisco, presidente do conselho diretivo da ARSLVT e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na qualidade de anfitrião do evento.

“Não foi por acaso a escolha de Cascais para a realização deste Encontro que apresenta o estudo – Agenda para a Transformação dos Cuidados de Saúde Primários”, referiu Luís Augusto Pisco, destacando o papel do município nesta área, designadamente “das suas políticas públicas de saúde”.

Recordamos, nesse sentido, que o Programa de Saúde “Vida Cascais” foi, recentemente, distinguido com um prémio do IPPS-ISCTE (veja a notícia aqui).

Carlos Carreiras destacou, precisamente, o relevante papel das autarquias quando estamos a falar de cuidados de saúde primários e de saúde preventiva: “ O Poder Local devido à relação de proximidade com os cidadãos tem aqui um papel preponderante como vimos agora com a pandemia”, disse o presidente da Câmara de Cascais que defendeu a estreita colaboração com o Estado Central e as demais instituições públicas e privadas de solidariedade social.

O Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social que engloba todo o programa nesta área levado a cabo por Cascais, tem sido prosseguida com a colaboração não só da Administração Regional de Saúde, como com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, a Cruz Vermelha Portuguesa e as instituições de solidariedade social no concelho. Nesse sentido o autarca defende que “não se pode falar em saúde sem falar em solidariedade social porque as duas áreas estão interligadas”.

Carlos Carreiras destacou, ainda, a cooperação com o Estado Central que permitiu à Câmara Municipal levar a cabo a construção de três novos centros de saúde em S. Domingos de Rana (Já concluído e entregue à ARS que o irá agora equipar), de Carcavelos (já iniciada a construção) e o de Cascais (a iniciar em breve). Para além disso, “todos os centros de saúde existentes já foram objeto de remodelações”, concluiu o autarca.

O projeto “Bata Branca” que permite atribuir um médico de família para todos também já se encontra a funcionar em Cascais (ver noticia aqui)   .

No que se refere ao panorama pandémico atual, de referir, dentro das políticas públicas de saúde levadas a cabo pelo município, entre outras medidas, a criação de um novo posto de vacinação no Centro de Congressos do Estoril a funcionar desde 2 de dezembro ( ver noticia aqui), a capacidade de testagem da população e o marco dos 20 milhões de máscaras gratuitas que foi esta semana atingido.     

PL | LB | PR | CMC     

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0