Está aqui
Novo pontão e embarcação para a prática de vela adaptada em Cascais








Cascais conta agora com melhores condições para a prática de vela adaptada fruto de um investimento global de cerca de 80.000 euros: um pontão (cais flutuante) e uma nova embarcação destinada à prática de vela adaptada por invisuais.
Financiado pela Câmara Municipal de Cascais no âmbito de uma candidatura ao Instituto de Financiamento e apoio ao Turismo de Portugal (Portaria 384/2002), o novo pontão (cais flutuante) para a vela adaptada do Clube Naval de Cascais vem permitir a transferência de velejadores para as embarcações em segurança, proporcionando também a inclusão de pontos de fixação para uma grua de transferências.
A embarcação Raquero, com capacidade para seis pessoas, foi recuperada pela Câmara Municipal de Cascais e vem permitir alargar as sessões práticas de vela adaptada e abrir esta modalidade a pessoas invisuais no âmbito do Projeto Vela Sem Limites. De acordo com o vereador Frederico Pinho de Almeida, com os pelouros da Ação Social e Habitação, “procurou-se inovar e sentiu-se a necessidade de alargar a modalidade de vela adaptada a outras tipologias de deficiência, nomeadamente a pessoas invisuais, numa tentativa exploratória e pioneira em Portugal”.
Sobre o Projeto Vela Sem Limites
Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, Clube Naval de Cascais e Cercica – Cooperativa para a educação e reabilitação do Cidadão Inadaptado de Cascais, o Projeto Vela Sem Limites possibilita às pessoas com deficiência a prática de uma modalidade náutica, com elevado potencial lúdico, desportivo e terapêutico, permitindo atualmente a prática regular da modalidade de vela adaptada quatro dias por semana. A decorrer desde 2005, o Projeto regista anualmente cerca de 500 sessões e perto de 1500 saídas de embarcações Acess e uma média de 150 participantes. Na vertente competitiva do Projecto Vela Sem Limites registe-se a participação, em vários anos, quase sempre com lugares de pódio, de diversos velejadores do Clube Naval de Cascais em provas nacionais, designadamente no Campeonato Mundial de Vela Adaptada ACCESS, Campeonato Nacional (Cascais) e Campeonato Mundial (Inglaterra-Rutland).
Mais informações sobre o Projeto Vela Sem Limites em http://www.cm-cascais.pt/projeto/vela-sem-limites