CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

OP Cascais 2015 bate recorde de votação

O Orçamento Participativo de Cascais registou um novo recorde com o total de votos registados na primeira semana de votação de 2015 a ultrapassar o período homólogo do OP de 2014. A manter-se esta participação, o OP de Cascais será provavelmente, uma vez mais, o mais votado de Portugal.

O Orçamento Participativo 2015 está em votação de 19 de Outubro até 22 novembro. Logo na primeira semana (19 a 25 de outubro) registou-se um total de 19.865 votos, ultrapassando os 18.979 registados na semana homóloga do OP de 2014, demonstrando a força da cidadania activa de todos os cascalenses.

“As contas fazem-se no fim. Mas estes primeiros dias de votação conferem-nos a expectativa de que o OP Cascais volta ter uma grande adesão e participação. Isso deve-se ao entusiasmo dos proponentes, à qualidade das propostas e, por último, à cada vez maior cultura de participação cívica que se observa no concelho de Cascais”, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Este ano foi implementado um sistema de votação mais credível que limita a votação aos munícipes e às pessoas que mantém uma relação mais estreita com o Concelho, quer seja porque trabalham ou porque estudam em território municipal: para validar cada voto é obrigatório indicar um código impresso.

Assim, com este novo sistema, quem pretender votar no OP Cascais além de ter de digitar no corpo da mensagem o habitual código de PROJETO, tem também de digitar um código de VOTAÇÃO.

Este código de acesso é distribuído ao público em cartões específicos distribuídos com o “C” (publicação mensal da Câmara Municipal de Cascais). Está ainda disponível ao público em seis locais diferentes: unidade móvel que percorrerá todas as freguesias do concelho, CascaiShopping (onde estará patente uma exposição com os 40 projetos), Loja Cascais, Loja Cascais Jovem de Parede, Biblioteca S. Domingos de Rana e Jardim Visconde da Luz. Adicionalmente, a Câmara disponibilizou ainda 1000 postais por projeto, cada um com um código de VOTAÇÃO, que entregou à responsabilidade de cada proponente de projecto.

Nesta 5ª edição regressa também a votação online (apenas disponível no OP 2011), aliada aos votos por SMS, sendo sempre  obrigatório associar o código de votação a cada voto. É ainda possível acompanhar o OP a par e passo através do WHATSAPP CASCAIS: basta aos munícipes enviarem uma mensagem WhatsApp para 919 995 312 com a palavra “subscrever”. Para receber as mensagens difundidas pela autarquia, apenas visualizadas por cada utilizador, é fundamental que se grave o número na lista de contactos de cada um.

“Apelo a que todos os que, vivendo ou trabalhando em Cascais, exerçam o seu direito de escolha. Porque nenhum estado local forte se faz sem uma democracia forte, porque não podemos mesmo deixar que os outros escolham por nós, espero que cada cidadão vote no melhor para a sua rua, para o seu bairro e para o seu concelho”, salienta Carlos Carreiras.

Durante 35 dias estão a votação 40 projetos em 11 áreas diferentes, incluindo uma proposta imaterial, na área da inovação e conhecimento.

O OP Cascais apresenta a votação um número recorde de 40 projetos (mais 10 do que no ano de lançamento, 2011), cuja implementação dependerá do número de votos conseguidos e do valor de cada projeto. À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Cascais disponibiliza uma verba total de 1.500.000 euros para concretização dos projetos. Desde 2011 o OP Cascais permitiu concretizar 26 obras em diferentes áreas, havendo 5 em curso e 13 em projeto.

Distribuídos por áreas, os projetos que se apresentam a votação incidem maioritariamente na requalificação e reabilitação urbana (7), criação e requalificação de equipamentos culturais, lúdicos e desportivos (6), espaços escolares (5) e verdes (5). Mostrando que, para melhorar não falta criatividade, os cidadãos apresentaram também projetos nas áreas da ação social (4), segurança e proteção civil (4) e requalificação da rede viária (4), alargando os pedidos de intervenção ao turismo, comércio e promoção económica (2), acessibilidades e proteção ambiental (um projeto cada). Pela primeira vez vai a votos uma proposta imaterial, na área da inovação e conhecimento (ver lista completa em anexo).

Saliente-se que o OP Cascais 2014 foi não só o mais votado de Portugal, como, em termos proporcionais, o mais votado da Europa. Nova Iorque e Maputo vieram este ano beber da experiência cascalense. 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0