CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A prevenção como estratégia debatida nas III Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho em Cascais

Cerca de 300 participantes, de todo o país, encheram o auditório da Casa das Histórias Paula Rego para assistirem às III Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho promovidas pela Câmara Municipal de Cascais. “Prevenção uma Porta para o Futuro” foi o enfoque principal da terceira edição desta iniciativa.
Na ordem do dia estiveram questões relacionadas com a gestão do stress organizacional – estratégias de combate, os perigos e riscos no setor dos serviços e da construção civil, boas práticas, o novo regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, medidas de proteção contra incêndios, saúde ocupacional, entre outras.
 
Com 74 edifícios e cerca de 1500 trabalhadores, a Câmara Municipal de Cascais sempre se preocupou em colocar como prioridade as questões de segurança, higiene e saúde no trabalho como referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na sessão de abertura das jornadas. “A saúde e segurança são o nosso maior património e pré-condição para se exercer um serviço público com qualidade”.  
 
Alertando para a necessidade da prevenção, António Costa Tavares, responsável  da Câmara Municipal de Cascais pela organização das Jornadas, afirmou que “a formação e sensibilização em segurança, higiene e saúde ocupacional, assim, como o investimento em qualificação dos recursos humanos  são forçosamente fatores estratégicos no sistema de prevenção dos acidentes de trabalho”.
 
No debate de ideias, reflexão e aprendizagem sobre a promoção da qualidade de vida no local de trabalho, os trabalhadores foram inspirados pela presença de, entre outros oradores, de Emília Telo, Coordenadora do Ponto Focal Nacional da EU OSHA – ACT (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho), Sousa Uva, médico do trabalho e docente universitário da Escola Nacional de Saúde Pública e Fernando Cabral, antigo presidente do Instituto de Desenvolvimento e Inspeção das Condições de Trabalho e Luís Gerónimo, diretor da Autoridade para as Condições de Trabalho. 
 
Estas jornadas tiveram início em 2013, exclusivamente, para trabalhadores da Câmara Municipal de Cascais. Nas duas edições seguintes, o evento alargou-se a participantes de todo o país. 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0