CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede
Menu

Está aqui

RSI em Cascais: balanço da gestão local

Medida de apoio social em destaque no encontro com parceiros e entidades públicas

O Centro Cultural de Cascais recebeu, na manhã de 16 de junho, o encontro “RSI em Cascais – 2 anos de gestão local: balanço e prospetiva”. A sessão reuniu técnicos, representantes de entidades públicas e parceiros do terceiro setor, num momento de reflexão sobre os impactos e desafios da municipalização do Rendimento Social de Inserção (RSI).

O encontro foi aberto por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e encerrado por Carla Semedo, vereadora da autarquia.
“Estamos hoje no encontro do Rendimento Social de Inserção a fazer um balanço e uma perspetiva daquilo que foi o trabalho desenvolvido nestes últimos dois anos em Cascais. Contámos com o apoio de várias organizações da nossa rede social e só assim conseguimos, de alguma forma, concretizar o nosso objetivo de capacitar as pessoas, de capacitar as organizações e de atuar a nível da redução da pobreza e das desigualdades sociais no nosso município”, afirmou.

A sessão contou ainda com a participação de Sónia Baltazar da Costa, diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Lisboa, do Instituto da Segurança Social, e com a presença dos vereadores Diana Vale e Alexandre Faria.

Ao longo da manhã foram apresentados dados e reflexões sobre a implementação do RSI ao nível local, com destaque para os contributos de Rute Guerra, do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Odete Lopes, da Divisão de Intervenção Comunitária da Câmara Municipal de Cascais.

A mesa-redonda final contou com representantes da rede local de intervenção , educação, saúde, emprego e organizações sociais, num debate moderado pelo jornalista Paulo Martins.

A implementação da medida RSI passou para a responsabilidade do município de Cascais em abril de 2023, no âmbito do processo de descentralização de competências em matéria de ação social. O modelo adotado aposta na continuidade das equipas técnicas que já acompanhavam os beneficiários e na articulação com oito organizações do terceiro setor, reforçando a proximidade, a confiança e a eficácia da resposta social.

Este encontro assinalou também a conclusão dos protocolos em vigor no biénio 2023-2024 e o início de um novo ciclo de cooperação para 2025-2026, reforçando o compromisso do município com a melhoria contínua da intervenção social no território.

 

 

CMC | AMM | LB 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0