CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Simulacro no Centro Histórico de Cascais denuncia fragilidades | Ruas apertadas e estacionamento caótico dificultam socorro

Foi um exercício, mas podia ter sido a sério. No passado dia 30 de abril, as sirenes fizeram-se ouvir no centro histórico da vila: foi simulado um incêndio em instalações municipais. Ruas apertadas e veículos mal estacionados foram os maiores obstáculos à chegada de auxílio.
Promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, o simulacro teve por base testar a resposta e articulação dos meios no caso de um incêndio na Rua Gomes Freire, n.º 11, em pleno Centro Histórico Urbano de Cascais. 
 
No simulacro participaram 36 elementos e 13 veículos pertencentes ao Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros de Alcabideche, Parede, Carcavelos-S. Domingos de Rana, Estoril e de Cascais, PSP e Polícia Municipal que procuraram responder a uma situação em que a rapidez de resposta faz toda a diferença.
 
Além do socorro às vítimas importava garantir que as “chamas” não alastrassem aos edifícios vizinhos. Este foi, sem dúvida, o maior desafio dada a densidade habitacional do Centro Histórico de Cascais, que representa uma enorme carga térmica. 
 
As forças de socorro confrontaram-se com diversas dificuldades, entre as quais ruas apertadas repletas de veículos mal estacionados, muitos deles ocupando lugares que deviam estar vagos precisamente para garantir mobilidade em situações de emergência.
 
Para Nuno Piteira Lopes, vereador da Gestão Territorial, responsável pela implementação, a curto prazo, do novo regulamento das zonas de estacionamento controlado da zona histórica da vila de Cascais, este teste vem confirmar a urgência de se alterarem as regras de estacionamento neste local. 
 
“A presença de tantos veículos nestas ruas de traçado irregular e sinuoso, muitos dos quais mal estacionados e que impedem o socorro em caso de emergência, já era, para nós, uma situação identificada como de risco. Hoje vimos isso na prática e temos de corrigir esse problema rapidamente”.
 
O novo regulamento já foi aprovado em reunião de Câmara e visa disciplinar o estacionamento na zona definida em três núcleos
 
Limites do Núcleo 1: NORTE: Av. Emídio Navarro, Largo Doutor Passos Vela, Travessa dos Navegantes e rua Alexandre Herculano; SUL: Largo da Assunção, Rua Luís Xavier Palmeirim, Av. D. Carlos I e Passeio de  D. Luis I; NASCENTE: Alameda dos Combatentes da Grande Guerra; POENTE: Av. Vasco da Gama.
 
Limites do Núcleo 2: NORTE: Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, Rua Dr. Iracy Doyle, Largo da Estação e Alameda Duquesa de Palmela; SUL: Largo Cidade de Vitória, Largo Mestre Henrique Anjos; NASCENTE: Linha de Costa; POENTE: Alameda dos Combatentes da Grande Guerra.
 
Limites do Núcleo 3: NORTE: Av. 25 de Abril; SUL: Rua Manuel Joaquim de Avelar; NASCENTE: Largo das Grutas e Rua Carlos Ribeiro; POENTE: Rua D. Francisco de Avillez, Rua Padre José Maria Loureiro e Av. do Ultramar.  
 
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0