CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa | O futuro das cidades e as tendências de consumo energético discutidos no primeiro dia da conferência

O primeiro dia da 10ª Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa foi inaugurado pelos seus anfitriões, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, João Pereira Teixeira, presidente da Bienal, e Miguel de Castro Neto, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. O evento, que decorre de 19 a 21 de Setembro no Centro de Congressos do Estoril, traz até Portugal especialistas internacionais em urbanismo para debater o futuro das cidades.
O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza afirmou que “O urbanismo vai muito para além das cidades e do planeamento do território. Há uma estratégia de maior eficiência para ter cidades sustentáveis, saudáveis, coesas que não sejam só sistemas de consumo, mas também de produção: cultural, energética, etc. Reforçando ainda que “Assumimos um desafio com a criação da lei de bases de ordenamento do território, que envolve regimes jurídicos complementares a nível do urbanismo que é fundamental no ordenamento do território. 
 
Miguel de Castro Neto deu ainda o exemplo local, “Em Cascais, o PNSC é um bom exemplo de como a biodiversidade e conservação da natureza podem ser transformados num dos pontos fortes no contexto de cidades sustentáveis, enquanto fator diferenciador e potenciador numa estratégia de desenvolvimento económico que pode ser alargado ao país onde 21 por cento é território protegido”
 
Carlos Carreiras, valorizou o município dizendo que Cascais “é um concelho para as pessoas, para os cidadãos”, e que pretende fazer de Cascais “o melhor sítio possível para se viver.” A Declaração de Cascais 2013: mais do mesmo não é suficiente, que será apresentada pelo João Pereira Teixeira, Presidente da Bienal, no dia 21, já se encontra exposta no Centro de Congressos. A declaração serve de modelo para o futuro da Vila de Cascais, projetando um futuro mais sustentável que promete pensamento a nível global, compromisso regional e ação local.
 
A manhã foi ainda marcada pela intervenção do ilustro Bernardo Secchi, professor de urbanismo na Escola de arquitetura de Veneza, que dissertou sobre “a new urban question” (uma nova questão urbana), referindo que “houve uma evolução dos principais sectores económicos sem se verificar uma preocupação sustentada com o ambiente e, principalmente, com as classes sociais”. Louis Albrecht, Professor de planeamento estratégico da Universidade de Leuven, afirmou que a perspetiva do planeamento estratégico “requer diálogo e uma constante troca de ideias”. No mesmo painel, Ismael Fernandez Mejia, ex-presidente da ISOCARP, falou sobre os atuais paradigmas citadinos, e Kevin Murray, presidente da Academia de Urbanismo de Londres, mostrou um comparativo do planeamento de múltiplas cidades na Europa.
 
O painel sobre a Energia apresentou as teorias de quatro especialistas portugueses, Eduardo Oliveira Fernandes, António Costa Silva, Nuno Ribeiro da Silva e Manuel Duarte Pinheiro, seguido da intervenção de Elin Sondergard, Directora de Investigação de Saint-Gobain, França e de Pierre Laconte, Presidente da “Foundation for the Urban Environment”.
Amanhã o dia arranca às 09h00 com a intervenção de Paolo La Greca, professor da Universidade de Catânia, Itália, "Novos desafios para o planeamento: Alterações Climáticas e Eficiência Energética Sustentável".
 
A X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa será o palco para a atribuição do Prémio Cascais Urban 2013. A conferência irá decorrer em Cascais no Centro de Congressos do Estoril, entre o dia 19 e 21 de Setembro. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Conselho Europeu de Urbanistas.
 
Mais informações em http://cascaisurban2013.pt

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0