Está aqui
Pedro Mateus
As situações que vê são piores do que pensava quando, há quatro anos, abraçou o Gabinete Dívida 0 da ABLA - Associação de Beneficência Luso-Alemã, em Carcavelos.
São até piores do que as notícias mostram. Mas, mesmo perante as realidades que fazem a sua rotina, Pedro Mateus continua otimista. Como consegue? Primeiro, pela sua experiência de vida: há muitos anos sentiu na pele as dificuldades de perder a empresa e ser obrigado a deixar a terra natal, São João da Madeira. Acreditava estar condenado a não ter mais nada, até que apareceu uma segunda oportunidade, uma terceira, uma quarta… E percebeu que é sempre possível reconstruir. Mas há outro elemento: a fé cristã, sem a qual “estaria completamente apagado”. É pelo seu exemplo que Pedro Mateus não desiste de apoiar as famílias sobre endividadas: “Se eu consegui, porque os outros não hão de conseguir também?”. No Gabinete Dívida 0, a sua missão é ajudar as famílias cuja situação financeira já ultrapassou o limite. O trabalho vai desde dar dicas simples - como poupar no supermercado - a apoiar casos mais complicados, como a renegociação de créditos. A paixão pela vida e pelas pessoas levam Pedro Mateus a desenvolver outros dois projetos. O primeiro, Kids Games e Family Games, são jogos que visam transmitir valores às crianças/adolescentes e famílias. O segundo é a animação sociocultural no ATL da ABLA. Há 20 anos atrás, Pedro Mateus não se imaginava a ajudar outras pessoas. Hoje sente-se completamente realizado, porque pela primeira vez na vida faz o que realmente gosta. E afirma com plena convicção que não trocava o seu trabalho por nenhum Euromilhões.




![Germano de Sousa: [em Coimbra] aprendi que a liberdade é o bem maior na vida"](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/pessoa-home/public/imagens/pessoas/new/prof_dr_germano_de_sousa_entrevista_pessoa_site.jpg?itok=qHCIespV)









