CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Requalificação do galeão "Estou para Ver"

O galeão “Estou para Ver” está a sofrer uma profunda requalificação e vai voltar a navegar na orla costeira de Cascais até ao final deste ano, após um longo interregno provocado pela deterioração da embarcação centenária. 
 
Os trabalhos de requalificação da embarcação, considerada Património Marítimo Histórico-Cultural, por ser o único exemplar de um galeão à vela e remos, que completou um século este ano, decorrem num estaleiro naval na Moita.
 
Adquirido em 2003 pela Câmara de Cascais, o galeão, que em tempos remotos operou como transportador de sal, no rio Sado, faz parte da história do concelho, e visa proporcionar à população e aos turistas um contacto mais próximo com a orla costeira do concelho.
 
A requalificação e modernização da "Estou para Ver" segue o modelo de construção tradicional e caracteriza-se por uma profunda intervenção estrutural que contempla o desmantelamento da cabine, convés e costado, substituição das cavernas, roda de proa, sobrequilha e quilha, e substituição da cabine, entre outros aspetos.
 
Para além destas tarefas complexas, a embarcação será dotada de um motor para permitir que possa operar comercialmente transportando até 40 passageiros e tripulação.
 
Ao mesmo tempo, a embarcação será apetrechada com equipamentos indispensáveis como equipamentos de navegação, comunicação e de segurança.
 
Aquando da aquisição da embarcação, o Município de Cascais quis contribuir para a conservação do património marítimo e valorizar as práticas e tradições culturais, ligadas ao mar que é um dos ex-libris do município. 
 
A requalificação da embarcação foi tornada possível através do apoio financeiro da União Europeia que contribuiu com 85% do custo total orçado em 493 mil euros. A execução dos trabalhos deverá acontecer em setembro deste ano.
 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65