CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comité Cientifico

O comité cientifico deste congresso é constituído por um painel de especialistas da área

ES / EN / FR

Carlos Azevedo
Presidente da Direção do IES – Social Business School, começou a colaborar com o IES-SBS em 2015. Foi Presidente da Direção e fundador da ESLIDER-PORTUGAL - Rede Nacional de Líderes da Sociedade Civil,
foi membro da Direção da EUCLID-NETWORK - Rede Europeia de Líderes da Sociedade Civil e membro da Direção da Associação “Mundo a Sorrir”. 
Anteriormente, foi Coordenador Geral da UDIPSS-PORTO - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto. Foi também Investigador Associado do INSEAD e Investigador Assistente na Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. Docente no Ensino Superior e Doutorando em Economia na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Carlos Alberto Ferreira Neto

Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). É atualmente Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos. Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (Janeiro de 2010 a Julho de2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor. 
Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física de Lisboa (1971); Licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física, foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e é atualmente docente da Faculdade de Motricidade Humana desde 1985. 
Leciona as disciplinas de Desenvolvimento Motor nos diferentes cursos de licenciatura de Ciências do Desporto, da disciplina de Observação do Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física. É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança. 
Desempenhou ainda vários cargos de gestão no ISEF e FMH: Vice-presidente do Conselho Diretivo; Presidente do Conselho Pedagógico; Presidente do Conselho Científico (2 mandatos); Presidente da Assembleia de Representantes (3 mandatos) e Presidente do Laboratório de Desenvolvimento e Adaptação Motora e Presidente do Departamento de Ciências da Motricidade.
Foi fundador da Sociedade de Educação Física, membro de diversas revistas científicas e tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e Desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança.
As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3) e “Bullying” nos recreios escolares (recess) (4).
Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica. Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC), e é representante Português da “International Play Association (IPA).  Organizou em Lisboa (1999) a “XIV IPA World Conference” (Play and Community), em 1997 o “20th International Congress ” (Play and Society) do ICCP (International Council of Children´s Play) e em 2008 a 4th International Conference of Violence in School.
Entre 1998-2003 foi coordenador da equipa de Lisboa (FMH) do projeto internacional, “TMR Network Project – Nature and Prevention of Bullying: the causes and nature of bullying and social exclusion in schools, and ways of preventing them”. 
É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência” e “Brincar em Cascais”.
 

David Justino
Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e doutorou-se em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A sua dissertação de doutoramento, intitulada Formação do Espaço Económico Nacional. Portugal 1810-1914 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, em 1987. 
Iniciou a sua carreira como assistente do Instituto Superior de Economia e Gestão, sendo hoje professor associado com agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É presidente do Conselho Nacional de Educação e consultor do Presidente da República para os Assuntos Sociais. Foi investigador na Universidade de Évora, consultor da Bolsa de Valores de Lisboa, da Fundação Luso-Americana e do Taguspark.
Desempenhou os cargos de vereador da Habitação Social na Câmara Municipal de Oeiras (1994-2001), deputado à Assembleia da República (1999-2002) e de ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004). A 26 de Janeiro de 2016, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Fátima Claudino
Investigadora e Mestre em Arqueologia, Património Cultural Subaquático em 2011, Licenciada em História pela universidade Autónoma. Atualmente desempenha funções no Ministério Negócios Estrangeiros - Comissão Nacional da UNESCO. É responsável pela Rede das Escolas Associadas da UNESCO, e também em atividades direcionadas na preservação do património cultural subaquático, componente da sua área de investigação académica. Dinamiza e aplica os projetos farol da UNESCO ao nível nacional e internacional: Desporto e Dopagem; Projeto Educativo da Rota Transatlântica do Escravo, “Quebrar o Silêncio”; Projeto Atlântico; Projeto Património Mundial nas Mãos dos Jovens; Projeto de Educação Inclusiva; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Educação para a Prevenção do SIDA e o Projeto Educativo – Kit sobre o Património Cultural Subaquático, com especial incidência junto dos PALOP.

Janine Fonseca Viegas
Pedagoga, pesquisadora, escritora, palestrante e consultora educacional. Formada pela Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG) em Belo Horizonte/Brasil, mestranda da Universidade de La Empresa (UDE) em Montevideo/Uruguay, professora de arte do ensino infantil ao Ensino Médio, pesquisadora de Cidades Educadoras e Metodologias pedagógicas inovadoras, escritora de vários artigos educacionais e dos Livros: A Cidade que fala! e Epistemologia Criativa, palestrante em colégios públicos, privados, universidades e associações também consultora educacional da Crieducart atendendo instituições de ensino das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim em Minas Gerais.

Joaquim de Azevedo
Joaquim Azevedo  (1955), é natural de Santa Maria da Feira e vive no Porto. É licenciado em História (Universidade do Porto) e doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa).
Foi dirigente estudantil (1973-77), diretor escolar (1978-1983), técnico de planeamento regional em educação, na CCDR-N (1983-1988), membro da Comissão de Reforma do Sistema Educativo (1986-1988), diretor-geral do Ministério da Educação, no GETAP (1988-1992), Secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, do XII Governo Constitucional (1992-1993), Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (2002-2010), Presidente do CR do Porto, da Universidade Católica (2006-2013). Representou Portugal em vários organismos internacionais como a OCDE (CERI) e a UNESCO. Distinguiu-se no campo da educação no lançamento do ensino profissional e das escolas profissionais, em Portugal (1989) e das escolas profissionais de Moçambique (2001), na criação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (centros de formação contínua de professores (1993), na coordenação do Debate Nacional de Educação, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (2007) e no lançamento do Projeto Arco Maior (2013), que acolhe, numa nova proposta educativa, os jovens alunos que abandonaram as escolas, na cidade do Porto. É, desde a sua fundação, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel Leão (1996-2016), que tem sede em Vila Nova de Gaia. Atualmente é investigador no Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano (UCP) e é professor catedrático na Universidade Católica.

Joan Manuel del Pozo
Doutorado em Filosofia pela Universidade de Barcelona e professor de Filosofia Antiga, Filosofia Política e Ética em Comunicação na Universidade de Gerona (desde1987). Foi professor do Instituto em Ripoll (1973-77) e professor em Figueras (1977-82), professor particular de Humanidades na Universidade Aberta da Catalunha (1996-06), vice-reitor de Pesquisa e Transferência de Conhecimento da Universidade de Gerona (2000-02), membro do Conselho de Administração da Sociedade Catalã de Filosofia (2002-07) e membro do Observatório de Ética Aplicada à Ação Social, Psicoeducativa e Socio-Sanitária, Campus Arnau d'Escala (desde 2004).

Luís Pedro Cerqueira
Nasceu em Lisboa mas sempre viveu no Barreiro. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Mestre em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa e Especialista em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Desenvolve a sua atividade profissional na Administração Pública, incluindo a docência das unidades curriculares de Urbanismo e Ordenamento do Território na EST do Barreiro (início em 2000/2001) e na EST de Setúbal (início em 2016/2017), do Instituto Politécnico de Setúbal, com a categoria de Professor Adjunto. Desempenhou ainda funções em Conselhos de Administração, representando sempre acionistas do Sector Público e como assessor do Gabinete da Secretária de Estado dos Transportes. Foi também eleito para órgãos de Associações Profissionais como o Conselho Nacional de Delegados da Ordem dos Arquitetos e para a Associação dos Urbanistas Portugueses. Assumiu a candidatura à Presidência da AUP, entidade representativa dos urbanistas de Portugal, tendo aceite o desafio e sido eleito em Dezembro de 2014 para Presidente do Conselho Diretivo da AUP para o triénio 2015/2017. Nomeado Vice-presidente da junta diretiva da FIU - Federación Iberoamericana de Urbanistas, em19 junho 2017.

Maria Emília Brederode Santos

Foi eleita Presidente do Conselho Nacional de Educação pela Assembleia da República em Novembro de 2017.
Foi presidente do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação de 1997 a 2002 e representante do Ministério da Educação na Comissão Nacional para a Educação em matéria de Direitos Humanos (Comissão Nacional para a Celebração do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Década das Nações Unidas para a Educação dos Direitos Humanos) de 1998 a 2004, foi co-autora do Manual de Educação para os Direitos Humanos Compasito, Conselho da Europa, 2007, do jogo Direitos à solta – O Jogo de Democracia a 3 dimensões, Associação para a Promoção Cultural da Criança / APCC, 2004 e A Constituição da República Portuguesa Trocada por/ para Miúdos, Assembleia da República, 2001 e 2002.
Foi Diretora Pedagógica do programa televisivo e da revista “Rua Sésamo” (1987 a 1982) e autora do livro Aprender com a TV, 1991. Foi presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Artística e de Educação pela Arte (20016 a 2008), da Comissão de Avaliação da Escola Superior de Educação pela Arte (1981 a 1982) e do grupo interministerial para IIE/ME, 1994 e de Os Aprendizes de Pigmaleão, Lisboa, IED, 1985 e 1991 – sobre a sua experiência de formação de professores na faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi membro da Comissão instaladora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e presidente do seu Conselho Científico. Foi Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Setúbal até novembro de 2017. É membro do Conselho de Opinião da RTP.
É membro de várias Associações (como a Associação Portuguesa de Educação Permanente) e membro da direção da APGES (Global Plataform for Syrian Students) e de grupos informais como o Grupo Informal de Educação para a Literacia Mediática (GLIM) e o Grupo Inquietações Pedagógicas (blog, facebook e página do jornal de letras).
É Mestre em Análise Social da Educação pela Boston University, E.U.A., e licenciada em Ciencias da Educação pelo Institut de Psychologie et des Sciences de l’Education da Universidade de Genebra (onde também leccionou) e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Recebeu o prémio Rui Grácio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em 1992 e o prémio Boston University General Alummi Association em 1994.
Foi agraciada em 2004 com a Ordem da instrução Pública pelo Presidente da República Jorge Sampaio. 

 
Nelson Dias

Sociólogo – Consultor do Banco Mundial em Moçambique, México e Federação Russa para a conceção e avaliação de processos de democracia participativa, em particular orçamentos participativos.
Consultor das Nações Unidas e do Governo da República de Cabo Verde para a conceção de processos de democracia participativa. Consultor do Governo Federal do Brasil para a conceção de uma estratégia nacional de desenvolvimento das cidades de média dimensão. Consultor de inúmeros municípios para a conceção de processos de democracia participativa.

Pedro  Norton de Matos
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, conta no seu currículo académico com diversas formações no INSEAD e na Wharton School e uma certificação em Coaching pela EUC.
Passou pela Rank Xerox e pela tecnológica Unisys, onde desempenhou funções na área Comercial. Assumiu posteriormente o cargo de CEO na Unisys Portugal, Espanha e Itália e na operadora ONI. Foi também administrador não-executivo da Inapa e sócio fundador da MyChange, Gingko e da INCIRCLE, e membro do Advisory Board da Oracle Ibérica. Atualmente, é Fundador e organizador do Green Festival, organizador do Fórum Expresso XXI, sócio fundador da Verde Movimento, membro da comissão de remunerações da operadora de auto-estradas Brisa, membro do advisory board da Fábrica de Start-ups, administrador/fundador da Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação, uma ONG de promoção da inclusão social através da literacia digital; consultor estratégico na área de mudança transformacional e de coaching e vogal de Direção da EPWN.

 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais