CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

ONG - Organizações Não Governamentais

Ajudar os outros, fazer a diferença, e fazer parte do progresso são atos que queremos incutir na nossa sociedade.

A Câmara Municipal de Cascais contribui para este exercício de cidadania promovendo os valores fundamentais em todos os cidadãos de Cascais.

Ajudamos quem precisa de ajuda, participando e apoiando através de projetos direcionados à educação, à saúde, à reconstrução de espaços, à doação de bens materiais e alimentícios, entre outros.

Temos vindo a partilhar esta ajuda entre várias Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), as quais são representadas essencialmente em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente em Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. 

ONGDs que a CMC já apoiou:

Um Pequeno Gesto – Uma Grande Ajuda

Começaram em 2004 com 50 crianças apadrinhadas. Hoje os afilhados Um Pequeno Gesto (UPG) são aproximadamente 850, provenientes de bairros maioritariamente rurais do Xai-Xai, Chongoene e Chokwé.

Apoio CMC: apadrinhamento de crianças da “Escolinha do André”, de Bolsas Universitárias e de cursos técnicos, em Xai-Xai, Moçambique.

Saiba mais sobre a ONG AQUI
 
Helpo

A Associação Helpo tem como objetivo prestar apoio às populações mais vulneráveis de países com baixo índice de desenvolvimento humano, através da sensibilização de financiadores que permitam a implementação de programas e projetos nas áreas chave da nossa intervenção.

Em Portugal presta apoio à população vulnerável ajudando na supressão de necessidades básicas e desenvolvendo programas de apoio à infância; Aposta em projetos de advocacia e capacitação da população.

Nos Países em Vias de Desenvolvimento, a Helpo trabalha  com as instituições locais, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente nas áreas ligadas à infância, educação e saúde materno-infantil e nutricional, setores chave da nossa intervenção.

Apoio CMC: Projeto Nutricional e Programa de Acompanhamento Materno-Infantil - PANMI em Cantagalo

Saiba mais sobre a ONG AQUI  

 
SIM - Solidariedade Internacional a Moçambique

Na área de educação, a SIM tem concentrado a sua intervenção na escola do norte da Ilha do Bazaruto, a escola de Sitone, e no apoio ao estudo no continente de alguns dos seus melhores alunos, acolhendo-os no lar da SIM, na Vila de Inhassoro.

Na escola de Sitone, no Norte da Ilha do Bazaruto, as principais carências e problemas identificados são: fracas infraestruturas na escola, ausência de condições sanitárias básicas, ausência de refeições diárias na escola, distância até à escola que obriga os alunos a percorrer diariamente cerca de 10 km, falta de material escolar, formação dos professores deficitária, limitação curricular na escola de Sitone (só até ao 7.º ano), falta de oportunidade de progresso profissional na ilha.

As obras de reabilitação promovidas visam suprir as principais carências e problemas identificados, como a falta de estruturas de saneamento básico na escola de Sitone ou a falta de manutenção das infraestruturas existentes na escola de Sitone.

Apoio CMC: bolsas de estudo, refeições escolares, apoio à reconstrução de barco para transporte das crianças

Saiba mais sobre a ONG AQUI
 
Acácia - Associação para a Cooperação Internacional com África

A Acácia é o resultado de um sonho muito antigo, bem como de uma paixão comum por África.

Constituída juridicamente em 2008, foi reconhecida como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) pelo IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento), em Março de 2009.

Com a missão de promover a valorização do indivíduo, de acordo com as normas e os princípios que respeitam os direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável, a "associação tem por objeto promover a valorização do indivíduo, de acordo com as normas e os princípios que respeitam os direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável. Na prossecução deste objeto, a Associação promove a conceção, execução e apoio a projetos e ações de cariz social, cultural, cívico, educacional e económico, em Portugal e nos países em vias de desenvolvimento".

Apoio CMC: bolsas de estudo para jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos.

Saiba mais sobre a ONG AQUI
 
Um Mundo a Sorrir

Desde 2005, que a Mundo A Sorrir promove a Saúde e a Saúde Oral em Portugal e nos PALOP, beneficiando mais de meio milhão de pessoas. São uma Organização Não Governamental (ONG) que atua nas áreas da prevenção, capacitação, assistência médica e dentária e investigação científica. Posicionam-se como uma organização pioneira em Portugal que luta pela promoção e educação da saúde oral e global, bem como pelo bem-estar humano.

Apoio CMC: projeto “Saúde a Sorrir: São Tomé e Príncipe”

Saiba mais sobre a ONG AQUI
 
Contactos
Contactos
Para mais informações ou esclarecimentos:
 
Email | drin@cm-cascais.pt
Telefone |  800 203 186 
Morada: | Praça 5 de Outubro 2754-501, Cascais

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0