Está aqui
Estratégia Inclusiva na Empregabilidade

A Câmara Municipal de Cascais procura garantir na área da Empregabilidade e Promoção de Talento:
- A equidade de oportunidades para Munícipes desenvolverem o seu talento e competências de empregabilidade;
- A acessibilidade inclusiva a pessoas, com condições específicas da sua empregabilidade, aos diferentes serviços e programas, o que requer adaptações mínimas;
- O combate ao estigma que ainda está associado a condições específicas das pessoas (nomeadamente a Deficiência ou incapacidade e a Doença Mental), com a promoção de ações positivas que contrariem esse estigma.
Esta Estratégia para a Inclusão e Diversidade já faz parte da atuação dos serviços municipais de Empregabilidade tendo sido identificada como uma boa prática e revela o forte empenho da Autarquia na qualificação dos seus serviços e na mudança de mentalidades.
Neste processo contínuo tem sido possível contar com a cooperação de serviços municipais, do sector empresarial, das organizações da sociedade civil, das famílias e cidadãos.
Esta Estratégia Inclusiva na Empregabilidade está assente em cinco vectores: Participação em programas e serviços onde possam trabalhar a sua empregabilidade;
Exploração e conhecimento do que Cascais tem para oferecer em termos de empregabilidade;
Capacitação das suas competências e talentos, muitas vezes subvalorizados, mas também a capacitação da comunidade e das empresas para acolherem o potencial de trabalho das pessoas com condições específicas de empregabilidade;
Individualização, partindo dos recursos internos e externos de cada munícipe para aumentar as opções e as possibilidades dos percursos profissionais;
Fixação e manutenção de talentos ativos em Cascais, criando um ecossistema atrativo e inclusivo, colaborando com uma rede alargada de organizações.
Intervenção Inclusiva
Esta intervenção pretende contribuir com medidas de ação positiva que implicam um trabalho centrado na pessoa para aumentar competências de empregabilidade e apoiar a construção de percursos profissionais com adaptações à sua medida.
A intervenção inicia-se com uma consultoria de percurso profissional (atendimento individual) que pode ser agendada online: AQUI
“É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une” - Edgar Morin
Consulte as Questões mais Frequentes: AQUI
Aumentar a participação das pessoas com condições específicas de empregabilidade nos Programas de Empregabilidade concelhios;
Proporcionar o aumento de competências de empregabilidade, nomeadamente em contexto real de trabalho;
Aumentar a autonomia e autodeterminação das pessoas com condições específicas envolvidas nos programas e serviços de Empregabilidade;
Ativar as redes das pessoas com condições específicas de empregabilidade;
Sensibilizar as entidades empregadoras para ambientes laborais inclusivos;
Sensibilizar a comunidade para a Diversidade e a Inclusão
Seremos verdadeiramente inclusivos em Cascais quando já não for necessária uma Estratégia Inclusiva porque a inclusão fará parte das atitudes, das práticas e da cultura das pessoas e das diferentes entidades públicas e privadas.
Para acesso a Consultoria de Percurso Profissional e outros serviços de empregabilidade:
Ter idade a partir dos 18 anos e/ou ter concluído a escolaridade obrigatória;
Apresentar diagnóstico clínico da sua condição específica de saúde;
Apresentar um destes documentos: (i) Atestado Multiusos de Incapacidade (SNS, Saúde Pública) ou (ii) Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego (IAOQE) - Centro de Emprego/Centro de Recursos da CERCICA;
Ter autonomia e motivação suficiente para iniciar o processo de trabalho de competências;
Ter acompanhamento de especialidade (nas situações em que a estabilização do participante beneficie desse acompanhamento)
Nota: Os Programas de Empregabilidade com atribuição de bolsa destinam-se exclusivamente a Munícipes residentes do concelho de Cascais.






Em 2015 iniciámos em pequena escala um trabalho de inclusão de pessoas com deficiência no programa de ocupação de jovens (POJ).
Utilizamos a metodologia do Planeamento Centrado na Pessoa, progressivamente envolvendo as famílias, pessoal técnico e os recursos da comunidade, dando resposta às necessidades que foram surgindo.
Neste trajeto ficou claro que há jovens que podem beneficiar de mobilidade por vários contextos laborais que lhes permitisse ampliar e diversificar as experiências, as competências e as escolhas.
Para isso fomos construindo uma rede variada de parceria com empresas, escolas, instituições de solidariedade social e juntas de freguesia, para além de vários departamentos municipais que abriram a possibilidade de trabalho nos seus serviços.
Este trabalho permitiu tornar consciente as capacidades de aprendizagem de cada jovem, o impacto positivo das relações com outras pessoas em meio natural de vida e de trabalho, e os aumentos significativos de autonomia e de perceção de qualidade de vida.
O impacto positivo desta experiência e a procura crescente por parte de pessoas com diferentes idades e condições de incapacidade, tornou mais consciente a necessidade de uma equipa focada nas questões de empregabilidade inclusiva.
Esta equipa foi construindo um modelo de abordagem próprio que segue linhas de evidência científica neste campo e que é feito ‘à medida’ para a nossa realidade e posicionamento organizacional através de uma metodologia de ação-reflexão.
Entidades que partilham boas práticas e promovem inclusão
ICF - Inclusion Community Forum (ver +)
Concelho Local para a Inclusão em Cascais (CLIC) /Grupo de Empregabilidade (ver +)
GEMTE - Grupo de Empregabilidade Territorial (ver +)
Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento
Email: dept@cm-cascais.pt
Atendimento ao público na Cidade das Profissões de Cascais
Horário: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª | 9h00-13h00| 14h00-17h00
Telefone: 214825154
Loja Cascais (mapa)
R. Manuel Joaquim Avelar, 118 | 2750-281 Cascais
Estação de Inovação Social (mapa)
Rua das Clementinas, Lojas 1 e 2 | 2775 - 184 Parede