Está aqui
"O Triunfo da Ortodoxia" no Centro Cultural de Cascais I Inauguração 5 de junho

Contando com uma criteriosa seleção de peças do mais significativo espólio desta tipologia existente nas coleções nacionais, a totalidade da coleção de arte ortodoxa russa é um notável conjunto, em quantidade, qualidade artística e raridade, compondo-se por mais de duas centenas de peças, tendo sido integrada no Museu Grão Vasco em 2012, pelo legado de Ana Maria Pereira da Gama.
A coleção foi objeto de um profundo estudo iconográfico em 2013, que permitiu a edição de um catálogo que revela não só a diversidade da coleção e a sua observação histórico-artística, mas também reflete em profundidade sobre a mensagem expressa por estas obras: trata-se de um registo simultaneamente devocional e relacionado com a história da própria ortodoxia, desde a sua emergência no contexto do Império Bizantino, até à sua deslocação para outras partes e, de entre estas, para a Grande Rússia.
A exposição é comissariada por Sérgio Gorjão, investigador, museólogo e ex-diretor do Museu Grão Vasco, contando também com a colaboração especializada da Embaixatriz Irina Marcelo Curto, também ela artista e conservadora de arte russa.
Inauguração: 5 de junho, às 21h30.
Patente de 06.06.2015 a 30.08.2015
Organização: Fundação D. Luís I | Câmara Municipal de Cascais| Direção Geral do Património Cultural, Museu Grão Vasco (Viseu)
Informações: 214 815 665/60 | geral@fdl.pt | www.fundacaodomluis.pt
Custo: 3 € | 1,5 € (munícipes, pessoas com mobilidade reduzida e em situação de desemprego)
Gratuito (Crianças, sénior, funcionários CMC, Escolas, Associações sem fins lucrativos e jornalistas em exercício de funções) | Bilheteira do CCC/ Bilheteira online/ CTT/ FNAC/Worten/El Corte Inglés