CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara Municipal de Cascais cria programa para reforçar empregabilidade dos jovens | Programa a dois – mentoria e voluntariado

Os jovens residentes no concelho de Cascais têm mais um recurso facilitador da empregabilidade e integração profissional. Criado pela câmara Municipal de Cascais, o programa “A dois – mentoria e voluntariado” visa tornar acessível a jovens com menos experiência profissional o contacto direto e personalizado com pessoas com mais experiência profissional ou competências relevantes. Estes mentores voluntários apoiam os jovens mentorandos no seu desenvolvimento pessoal e profissional através de aconselhamento, partilha de informação e saberes, orientação, coaching e/ou disponibilização de contactos, reforçando desta forma as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

A equipa técnica da Área da Empregabilidade da Divisão da Juventude e Conhecimento facilita a constituição e a formação de uma Bolsa de Mentores composta por voluntários. Ao mesmo tempo são registados os contactos dos jovens interessados em obter o apoio de mentores, tornando mais fácil a constituição e monitorização das relações de mentoria, ou seja, a criação de pares mentor(a)– mentorando(a) no âmbito dos quais se promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos últimos.´


Neste momento estão ativos nove pares de mentoria, sendo que as inscrições para mentores e mentorandos se mantêm abertas. No caso dos mentorandos, podem inscrever-se jovens entre os 14 e os 30 anos (os menores deverão ter a autorização dos encarregados de educação para a participação no programa), desde que residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Cascais. Os jovens ou adultos com interesse e perfil para a função de mentor devem ter experiência profissional, competências de comunicação e motivação para a função.


Mais informações em www.geracao-c.com ou programa.a.dois@cm-cascais.pt


 


Exemplos concretos (adaptados de mentorias que já estão a acontecer) do que pode constituir uma mentoria no âmbito do programa


A Ana fez uma formação de formadores e deseja ganhar experiência na conceção de ações de formação e enquanto formadora. Procurou uma mentora com experiência enquanto formadora e foi-lhe proposto participar em algumas ações de formação desta enquanto co-formadora ou formadora júnior. A Ana tem participado na preparação, implementação e avaliação de ações de formação concretas e tem tido a oportunidade de discutir todo o processo e decisões com a sua mentora, adquirindo assim competências práticas nestes aspetos e até experiência profissional para efeitos de CV. A mentora tem dado feedback à Ana e sugestões sobre como melhorar o seu desempenho. Facilitou-lhe ainda alguns contactos úteis para apresentar candidaturas enquanto formadora e sugeriu novos cursos de formação que lhe poderão ser úteis, com base no seu próprio percurso enquanto formadora. A Ana sente-se mais preparada para a função e a mentora apreciou ter de repensar a sua experiência e analisar as aprendizagens mais importantes para si que foi realizando ao longo do tempo.


A Maria estudou Gestão e tem percebido em várias entrevistas a que foi que os empregadores procuram pessoas com noções de Higiene e Segurança no Trabalho. Como não tem quaisquer conhecimentos nesta área, a Maria recorreu à mentoria para poder conversar com alguém entendido na matéria. O seu mentor, um jovem que trabalha nesta área, tem encontrado a Maria para explicar os conceitos mais importantes nesta área, dando exemplos da sua prática profissional e respondendo a todas as dúvidas da Maria. O mentor recomendou-lhe ainda os melhores livros sobre o assunto. Antes de uma entrevista para que foi chamada, a Maria juntou-se com o mentor para lhe mostrar uma resposta que tinha preparado sobre a aplicação do sistema de HST naquela empresa e o mentor ajudou-a a descobrir como completar essa resposta. Agora a Maria já sabe mais sobre este assunto e sente-se mais motivada e orientada para procurar mais informação. 


O Pedro estudou Design e tem agora o seu primeiro emprego na área numa empresa de importação. Como é o único designer na empresa, gostava de ter alguém mais experiente mas acessível a quem recorrer para tirar dúvidas e discutir as suas ideias. Recorreu à mentoria e passou a encontrar a mentora, uma jovem designer numa grande empresa de design. Os dois discutem agora as propostas de ambos e trocam ideias sobre novas tendências, materiais, projetos, etc. O Pedro ficou a conhecer muito mais sobre como funciona o mundo do design numa empresa especializada em design (os orçamentos, as propostas, as artes finais, a produção…) e a mentora está a apreciar conhecer o trabalho de um designer numa empresa comercial e ter mais alguém com quem discutir ideias.


 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0