Está aqui
Alcabideche e S. D. Rana juntam-se para uma estratégia comum de desenvolvimento local














Tal como, o vereador da área social, Frederico Pinho de Almeida, referiu à audiência, a escolha recaiu sobre estes dois territórios porque são os que mais necessitam de intervenção na comunidade local. Esta candidatura comum irá integrar áreas como a formação profissional, criação de emprego, inclusão social e combate ao abandono escolar entre outras.
Isto não significa que estes problemas não existem nas outras freguesias, mas os indicadores estatísticos mostram que a intervenção prioritária recai em São Domingos e Alcabideche. Por outro lado, as regras de candidatura a estes fundos exigem que os territórios não ultrapassem os 150 mil habitantes, não sendo por isso possível apresentar uma candidatura que abranja todo o concelho.
Nesta primeira fase de preparação da candidatura à pré-requalificação, os presentes foram divididos em quatro grupos de trabalho para caracterizarem os territórios ao nível das áreas que precisam de ser intervencionadas. Nesse âmbito, outras reuniões se sucederão para preparar a macro estratégia da candidatura cujo prazo de entrega de propostas termina a 13 de fevereiro.
Todas as entidades que atuam no concelho são convidadas a aderir a esta parceria, podendo no futuro, caso esta candidatura seja aprovada, vir a apresentar propostas de projetos específicos no âmbito da macro estratégia definida para o território.
No âmbito deste processo, realiza-se, segunda-feira dia 9 de fevereiro, às 9h30, nas instalações da DNA, a reunião de validação da macro estratégia e de formação do GAL – Grupo de Ação Local através da adesão à parceria dos atores locais interessados.
Mais informações sobre a apresentação da Estratégia Comum de Desenvolvimento Local