CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara Municipal de Cascais aposta em prevenir comportamentos de risco: Shots sem álcool na praia das Moitas dia 2 de agosto

De frutos vermelhos ou à base de manga, com pedaços de fruta ou muito macios, mas sempre sem álcool. Assim são os shots que protagonizam o “Dia Shots sem Álcool” promovido pela Câmara Municipal de Cascais. Dia 31 de julho estiveram na Praia do Tamariz e dia 2 de agosto voltam ao litoral, desta vez na Praia das Moitas.

Integrada na estratégia de prevenção do uso e abuso de álcool, esta iniciativa aproveita as férias de verão para sensibilizar os jovens, e não só, para a adoção de comportamentos informados e conscientes quando o tema é ingestão de bebidas. “É uma forma de ir ao encontro dos jovens em período de férias e sensibilizá-los para a necessidade de beber de forma consciente”, explica Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social. Reconhecendo a mais-valia deste tipo de iniciativas, Cristina Luazes, da Fundação Portuguesa para o Estudo Prevenção e Tratamento das Toxicodependências, “salienta que desta forma podemos abordar um tema difícil num clima mais informal e chegar não só aos jovens mas também às famílias, o que é fundamental”.


Ao longo da manhã, muitos foram aqueles que, por simples curiosidade ou atraídos pela música e distribuição de camisolas e crachás, acolheram com entusiasmos a iniciativa e, pelo menos durante alguns minutos, interiorizaram mensagens como “Sabes dizer não? Tu decides”, ou “Divirto-me sem álcool”, ou ainda “Adoro rir! Para quê o álcool?”, slogans criados pelos alunos da Escola Secundária de Alvide e pela equipa da Divisão de Promoção de Saúde e Prevenção das Toxicodependências da Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Fundação Portuguesa para o Estudo Prevenção e Tratamento das Toxicodependências.


Refira-se que esta iniciativa se realizou pela primeira vez em maio, em quatro escolas do concelho em que foram sensibilizados cerca de cinco mil jovens. Agora, além da oferta de camisolas e crachás, a distribuição de folhetos informativos e a degustação de “Shots sem Álcool” preparados no momento por profissionais do Vitamimos – Centro de Educação Alimentar.


Localização da próxima ação: Praia das Moitas – Paredão junto aos chuveiros

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0