Está aqui
Cascais homenageia Vasco Granja e o cinema de animação

Vasco Granja popularizou-se, sobretudo entre os mais novos, através do programa de animação que manteve na RTP 1, de 1974 a 1990. Com este popular programa milhares de crianças e jovens puderam mergulhar com ele no imaginário dos heróis preferidos antes mesmo de saberem ler. Conhecido, carinhosamente, como o “senhor dos desenhos animados”, Vasco Granja integrou a redação da revista “Tintin” e abriu o universo dos filmes animados a especialistas e ao público em geral.
Com curadoria de José de Matos-Cruz, amigo de Vasco Granja, a exposição, que vai estar patente de 7 de março a 19 de Abril no Centro Cultural de Cascais, reúne parte da documentação que Vasco Granja colecionou ao longo da vida: textos críticos publicados na imprensa, bibliografia especializada, filmes de animação, desenhos originais de criadores de animação e banda desenhada, fotografia de filmes, gravações de programas de autor, diários e correspondência.
“ Vasco Granja desempenhou um papel multifacetado na divulgação e dignificação do filme animado em Portugal, quer através da sua atividade no Cineclube Imagem nos anos 50 e 60, da publicação de inúmeros textos na imprensa ou em sessões de divulgação em escolas, câmaras municipais e associações culturais“, refere o curador da exposição.
Tal como é dito na brochura que acompanha a exposição, “as personagens animadas nunca morrem. O mesmo acontece com o senhor dos desenhos animados que, à semelhança dos seus heróis, continua vivo na memória de todos aqueles que se deslumbram com o seu encantamento e fascínio.”
Centro Cultural de Cascais
De 7 de março a 19 de abril
Terça a domingo das 10h00 às 18h00
Organização: Fundação D. Luís I | CMC
Informações: 214 815 665/60 | geral@fdl.pt | www.cascais.pt | www.fundacaodomluis.pt