CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Internacional Book Art 2015: 18 artistas internacionais expõem em Cascais e Papéis Marmoreados | Centro Cultural de Cascais | 26 de junho | 18h00

O livro é, em si próprio, uma obra de arte. Partindo desta premissa, inaugura na Casa de Santa Maria, em Cascais, dia 26 de junho, às 19h00, a exposição de livros de artista “Cascais International Book Art” (CIBA) onde serão exibidas obras de 18 artistas internacionalmente consagrados. No mesmo dia, pelas 18h00, o Centro Cultural de Cascais, acolhe a exposição “Papéis Marmoreados”. As duas exposições são organizadas pela Fundação D. Luís I, no âmbito do Bairro dos Museus e inserem-se no Festival Internacional de Cultura (FIC) que decorre, em Cascais, de 3 a 12 de julho.

O Cascais International Book Art (CIBA) expõe livros de artista, onde o livro é entendido ele próprio como uma obra de arte e em que o artista faz o formato livro evoluir para direções inesperadas.

Serão exibidas obras de 18 artistas internacionalmente consagrados, provenientes da Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Itália, Lituânia e Reino Unido ((Mandy Gunn; Barbara Joyhnston e Connie Michele Morey; Raquel de Prada e Jesus Herrero; Alicia Bailey, Barbara Mauriello, Brian Dettmer, Gail Rieke e Julie Chen; Elina Lundhal; Cor Aerssens; Amandine Nabarra-Piomelli; Kestutis Vasiliunas; Luisa Boyd, Sarah Bodman e Sue Doggett). A artista plástica Celeste Maria é a curadora dos artistas estrangeiros.

Com curadoria de Luísa Soares de Oliveira, Portugal está representado por oito artistas: Celeste Maia, Lurdes Castro, Isabel Baraona, Hélder Gorjão, Jorge Martins /Luísa Neto Jorge, Urbano e Eduardo Batarda. A exposição pode ser vista até 12 de julho de 2015.

“Papéis Marmoreados” é uma exposição que tem também o livro como matéria artística e aborda a arte de criar papéis marmoreados e decorados, especialmente vocacionados para a encadernação de livros, baseada numa técnica artesanal e milenar com origem no Japão.

Com curadoria e organização de António Vélez Celemín, a exposição “Papéis Marmoreados” será acompanhada de várias demonstrações das técnicas usadas, efetuadas pela artista brasileira Luciene Fàvero e pelo próprio António Vélez Celemín. As sessões de demonstração decorrerão ao fim de semana, com a duração de aproximadamente uma hora.

Esta ação dedicada à arte e aos livros estende-se, ainda, à Livraria e Oficina de Encadernação e Restauro de Livros – Arte do Livro que existe em Cascais desde 2014. Esta oficina é herdeira dos saberes ancestrais da Oficina de Encadernação e Restauro que funcionou durante décadas no Bairro Alto, propriedade do Mestre Vítor dos Santos.

Agora em Cascais, com o objetivo de perpetuar a arte e a memória do Mestre, o filho, Fernando Santos, e a neta, Andreia dos Santos, criaram um espaço onde, diariamente, trabalham os livros.

Fernando Santos e Andreia Santos vão, assim, estar no rés-do-chão do Centro Cultural de Cascais, disponíveis para revelar a sua arte e onde se desenrolarão conversas com escritores e atividades para os mais pequenos.
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0