CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Cascais: Território | História | Memória”

A 7 de junho, Dia do Município, Cascais lança o livro digital “Cascais: Território | História | Memória”. Trata-se do segundo volume da Coleção Memórias Digitais de Cascais, que também conta com edição impressa e será apresentado publicamente às 17h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Sabia que a primeira experiência de iluminação elétrica em Portugal teve lugar na Cidadela de Cascais por ocasião do aniversário do príncipe D. Carlos? 
Que o primeiro jogo de futebol entre portugueses decorreu em outubro de 1888 no Jardim da Parada?
Que em meados do século XX foi em Cascais que nasceu a primeira biblioteca itinerante do país?

Da tecnologia, ao desporto, passando pela cultura e tantas outras áreas, os Cascalenses foram pioneiros. É essa história que se pretende (re)descobrir na Coleção Memórias Digitais de Cascais cujo primeiro volume, “Cascais: 650 anos de História” está já disponível.
O objetivo desta coleção é facultar o acesso online a novas investigações produzidas ou apoiadas pela Câmara Municipal de Cascais em prol da (re)descoberta da(s) história(s) e património(s) do concelho ou de outras fontes de interesse para o conhecimento da sua realidade, comportando edições também editadas em papel ou integralmente digitais.

Ao longo deste ano, em que se assinala o 650.º aniversário da Vila de Cascais, a coleção será enriquecida com edições de diferentes temáticas, tendo como elemento comum aprofundar o conhecimento sobre o nosso território.
Mais informações em http://www.cm-cascais.pt/projeto/colecao-de-memorias-digitais-de-cascais


Informação adicional sobre os dois volumes em anexo.
N.º 1 - Cascais: 650 anos de História (edição digital)

A 7 de  junho de 2014, a Vila de Cascais comemora o seu 650.º aniversário, a que se sucederá, a 15 de novembro, a evocação dos 500 anos do Foral manuelino e, a 8 de abril de 2015, a celebração do 645.º aniversário do Município. Caminha-se, assim, para um momento ímpar de (re)descoberta da nossa história, que contribuirá decerto para o reforço da identidade de uma comunidade e de um território que se impuseram desde meados do século XIX na arte de bem receber todos os que o procuraram, para férias, residência ou mesmo como local de exílio. Em Cascais: 650 Anos de História, a riquíssima iconografia do concelho, maioritariamente preservada no Arquivo Histórico Municipal ilustra uma obra de síntese que, tendo por base a mais recente bibliografia disponível, lhe apresenta um resumo dos principais momentos que fizeram a nossa história partilhada!

N.º 2 - Cascais: Território | História | Memória (edição digital e impressa)
Obra de divulgação destinada ao grande público, constitui uma reflexão em torno da história local enquanto património coletivo, que apresenta os principais momentos da evolução do concelho, de 7 de junho de 1364 ao presente. Reunindo informação preciosa para quem quer saber de onde vimos e para onde vamos, edita estudos inéditos da autoria de Helena Gonçalves Pinto, Helena Matos, Irene Pimentel, João Miguel Henriques, Jorge Mangorrinha e Margarida Sequeira, que o transformam num livro indispensável em qualquer biblioteca, que fica, sem reservas, em cada uma das suas páginas, ao serviço do público. É uma obra que tem passado e futuro. Que tem memória e prospetiva. Que tem, acima de tudo, a capacidade de nos mostrar que há um diálogo permanente entre os cascalenses de ontem e os cascalenses de hoje.


 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0