CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Centenário do nascimento de Armando Martins Janeira | 27 de setembro | Centro Cultural de Cascais

Em setembro passam cem anos sobre o nascimento do Embaixador Armando Martins, que adotou o nome literário de Armando Martins Janeira. Professor, ensaísta, dramaturgo, poeta, diplomata, japonólogo adotou o concelho não só como residência, mas como local de inspiração. Reconhecendo a importância da sua obra, Cascais comemora de 27 de setembro a 12 de outubro o centenário do seu nascimento. A abertura das comemorações decorre dia 27 de setembro, no Centro Cultural de Cascais, a partir das 15h30, com o espetáculo de teatro e dança, inauguração de exposição e debate. A entrada é livre.
As comemorações visam homenagear o Embaixador Armando Martins, homem multifacetado, cidadão do mundo e do universo que sonhou unir civilizações que sempre conheceu divididas, negando fronteiras sociais e culturais. Para Armando Martins Janeira o homem era um só, independentemente da sua raça, língua, religião ou cultura. Desde Três Poetas Europeus, a primeira obra que publica em 1947, até 1985, data da publicação do seu último livro, Japão, a Construção de Um País Moderno, Janeira, a par da sua carreira diplomática, demonstra uma capacidade criativa e crítica extraordinária.
 
Dia 27 de setembro traça-se, através do teatro e da dança, o caminho a que Armando Martins foi buscar a sua dimensão humana. Num monólogo marcado de música e dança, Pedro Giestas e a bailarina Maria Reis Lima evocam lugares, pessoas e momentos que deram sentido à grande viagem de Janeira pelo mundo e dele fizeram um homem universal.
 
Às 16h30 é inaugurada a exposição “Ao encontro da poesia na beleza da arte”, essencialmente cerâmicas colecionadas pelo casal ao longo dos anos que simbolizam o gosto e o sentido estético de Janeira. Nesta ocasião fica patente ao público o busto em bronze de Armando Martins Janeira, da autoria do escultor Martins Correia, doado a Cascais pela sua filha e herdeira, Elsa Martins Correia.
 
Às 17h00 é apresentado o inventário online do espólio documental de Armando Martins depositado o Arquivo Histórico Municipal de Cascais e a fotobiografia “Por Que Estrada Caminhamos”, com seleção de fotografias de Ingrid Bloser Martins, viúva de Janeira, e de Paula Mateus, que também é a responsável pela organização e pelos textos. 
As comemorações do dia 27 de setembro terminam com uma reflexão em jeito de debate: Um olhar sobre Armando Martins Janeira, que reúne amigos e colegas do professor e embaixador e estudiosos da sua obra, que recordando episódios do passado nos farão perceber a influência da ação de Armando Martins, com ou sem Janeira, no presente e no futuro.
 
Programa das Comemorações do Centenário de Armando Martins Janeira:
15h30 | Espetáculo de teatro e dança, com Pedro Giestas e Maria Reis Lima
16h30 | Inauguração da exposição Ao encontro da poesia na beleza da arte
Apresentação pública do busto de Armando Martins Janeira, da autoria do escultor Martins Correia
17h00 | Apresentação do inventário do arquivo de Armando Martins Janeira online
Apresentação de “Por Que Estrada Caminhamos” Armando Martins Janeira.  Fotobiografia
Debate Um olhar sobre Armando Martins Janeira
Participantes:
Dra. Ana Fernandes Pinto
Prof. Doutor António Dias Farinha
Prof. Doutor António Graça de Abreu
Dra. Fátima Fonseca Simões
Embaixatriz Ingrid Bloser Martins
Embaixador João de Deus Ramos
 
Horário da Exposição: De 27 de setembro a 12 de outubro, no Centro Cultural de Cascais | 3ª a domingo das 10h00 às 18h00
 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais