Está aqui
Cidadela Art District_Dois | We Want You Back

Projeto arrojado e inovador desenvolvido no Cidadela Historic Hotel & Art District, Pousada de Cascais do Grupo Pestana, o Cidadela Art District avança, assim, na programação prometida no início.
Neste Cidadela Art District _Dois vão realizar-se 13 inaugurações simultâneas, com destaque para:
- No Pousada Take Over surgem, um pouco por todo o lado, novas obras de artistas como Ângela Ferreira (representante de Portugal na Bienal de Veneza), Mendes de Almeida, Ana Velez, de João Noutel e de Bruno Pereira. A estes, juntam-se sete artistas selecionados por João Prates, do Centro Português de Serigrafia, Adam James, Alexandra Barbosa, Ana Fonseca, Leonel Moura, Manuel d’Olivares, Sofia Areal e Telmo Alcobia.
Continuam em exibição as obras de Cristina Lucas, José Maçãs de Carvalho, Luís Alegre, José Luís Neto, Sandro Resende, Luís Nobre, Duarte Amaral Netto e Paulo Arraiano.
- Na Praça de Armas haverá quatro micro concertos de bandas selecionadas pela Magnética Magazine entre as 18h30 e as 22h00.
- Simultaneamente, na Cisterna da Cidadela, será exibido o documentário “Lápis Azul” de Rafael Antunes.
- Nos Open Studios, os seis artistas residentes convidam outros: Paulo Brighenti convida Ana Perez Quiroga | Título “day by day #B, 2012”
Duarte Amaral Netto convida Valter Ventura | Título “Compêndio do Nada”
Pedro Matos convida Ricardo Passaporte
Bruno Pereira convida Bruno Pereira e Paulo Romão Brás | Título “Underover”
Susana Anágua convida Susana Anágua e Ana João Romana | Título “(SOB)RE PAPEL”
Paulo Arraiano convida Antonio Bokel/ Diogo Machado/ Leonor Morais/ Gonçalo Mar/ Maismenos/ Mario Belém/ Raw/ Arraiano.
- Nas Galerias, a Magnética Magazine expõe “La mani & Penela”, a RAW, galeria de Arte Bruta, destaca-se com Bernardo Lorena, a galeria Cinco apresenta o “The Tongue Project.
A Branco apresenta “Our Sky” por Ana Ventura + you e a Viarco promove a exibição do filme “Lápis Azul” e conversa com o seu autor.
Também a partir de dia 21, aumenta o número de quartos de autor.
Aos originais seis já existentes criados por Duarte Amaral Netto, Paulo Brighenti, Susana Anágua, Paulo Arraiano, Bruno Pereira e Pedro Matos, juntam-se agora mais três exclusivos pelas mãos e criatividade de Ana Perez Quiroga, com I’m bored, could you amuse me?, Hugo Israel, com Un-Something, e Travessa da Ermida, que mantém segredo a respeito da sua obra.
Sobre o projeto Cidadela Art District | Com este projeto, a Pousada de Cascais, membro da rede “The Leading Hotels of The World”, passa a ser a primeira unidade hoteleira da Europa a ter um Art District.
Desde março de 2014, data da inauguração deste projeto, a Pousada passou inclusivamente a adotar a nova designação: Pousada Cascais - Cidadela Historic Hotel & Art District.
O objetivo do projeto é que todos os espaços da Cidadela, desde a Pousada às muralhas da Fortaleza, se transformem em espaços expositivos e que a criação “in loco” seja uma dinâmica constante entre os artistas de residência periódica e os artistas convidados.
O Cidadela Art District inclui seis galerias, entre as quais a primeira galeria Raw Art em Portugal, e seis “open studios”, onde os artistas podem ser vistos a trabalhar não só pelos hóspedes da Pousada Cascais, como pelos habitantes locais ou outros visitantes da Cidadela.
Na direção artística, o Grupo Pestana conta com Sandro Resende, um dos fundadores do P28, conhecido pelo vasto portefólio e pelas intervenções artísticas de grande mediatismo como o projeto “Contentores”, “Outdoors” ou o mais recente “Janela”.
De acordo com Luís Araújo, administrador do Grupo Pestana, “o dinamismo da arte exige constante movimento e atualização. Daí estarmos já a lançar o Cidadela Art District_Dois a apenas dois meses da inauguração deste ousado projecto. Estamos francamente satisfeitos e orgulhosos com o balanço que tem tanto de arrojado quanto de sofisticado, contribuindo para estimular a arte, enquanto estética integradora e, ao mesmo tempo, elemento de enorme valor social e económico”.
Sobre o Cidadela Historic & Art District Hotel | Inaugurada a 12 de abril de 2012, a Cidadela de Cascais fica na antiga Fortaleza Nossa Senhora da Luz e é um lugar singular que se caracteriza pela variedade e flexibilidade dos espaços, tanto interiores como ao ar livre.
É um destino dentro de um destino com uma oferta diversificada.
Com a assinatura da dupla de arquitetos Gonçalo Byrne e David Sinclair, os edifícios foram restaurados de forma a preservar toda a herança histórica, ao mesmo tempo que ganharam vida num projeto de arquitetura moderno e cheio de luz que volta agora a ganhar o brilho cultural de outros tempos.