CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comemorações do Dia da Marinha em Cascais | Novas fontes para a história naval no Arquivo Histórico e Biblioteca Digital de Cascais

A partir de dia 15 de maio, no âmbito das Comemorações do Dia da Marinha, o Arquivo Histórico Digital de Cascais coloca à disposição do público o inventário dos arquivos da Associação Naval de Lisboa, do Clube Naval de Lisboa e do Clube Naval de Cascais. Também nesta data ficam disponíveis na Biblioteca Digital de Cascais a versão digital de duas importantes edições com a chancela da Câmara Municipal sobre temáticas navais: “História da vela em Cascais: Da primeira regata à internacionalização” e “D. Carlos de Bragança: 1863-1908: Instantes da vida de um rei em Cascais”.

 

A partir de 15 de maio
 
Acessos:
 
Reunindo documentação que atesta de forma expressiva a intensa atividade da Associação Naval de Lisboa de 1853 a 2005, o arquivo desta entidade permite conhecer melhor a sua história mesmo antes da fundação oficial que ocorreu em 1856, de forma a “animar a construção e navegação de yachts ou barcos de recreio e promover o divertimento das regatas em Portugal”. Refira-se que a Associação Naval de Lisboa foi responsável pela divulgação inicial da vela desportiva em Portugal e consequente afirmação de Cascais enquanto o mais importante campo de regatas do nosso país. 
 
Também o arquivo do Clube Naval de Lisboa preserva documentação fundamental para o estudo destas modalidades, desde a sua fundação, em 1891, até 2003. Criado com o intuito de “desenvolver o ensino da arte de navegar à vela e a remos”, o Clube Naval de Lisboa marcou presença em Cascais. No seu arquivo, que agora fica disponível para consulta pública está, por exemplo, assinalada a criação de uma secção náutica na vila, já em funcionamento no ano de 1901, à qual que se ficou a dever a organização de importantes competições na Baía de Cascais, que lhe garantiram um lugar de destaque na história da vela nacional. 
 
No Arquivo do Clube Naval de Cascais, que integra documentação entre 1905 a 2012, portanto anterior ao seu nascimento, encontra-se registada a sua fundação, em 1937, pela Sociedade de Propaganda de Cascais, ainda enquanto Secção Náutica Afonso Sanches. Assim se fez a história de uma das instituições de maior prestígio do concelho que ainda este ano irá comemorar o seu 76.º aniversário. 
 
A partir de dia 15 de maio ficam igualmente disponíveis na Biblioteca Digital de Cascais, a versão digital de duas importantes edições com a chancela da Câmara Municipal sobre temáticas navais que, em parte, recorrem a estes arquivos: 
 
História da vela em Cascais: Da primeira regata à internacionalização, 2007 
D. Carlos de Bragança: 1863-1908: Instantes da vida de um rei em Cascais, 2008
 
Enriquece-se, assim, este importante repositório bibliográfico, em constante atualização, que tanto tem cativado o interesse do público. 
 
Brevemente será também disponibilizada a obra “Thermopylae. História do Clipper mais veloz do mundo”, editada em 2009, um contributo único para divulgação desta peça única do património cultural subaquático nacional, indispensável para o conhecimento da história marítima e tradição náutica do concelho.
 
Os arquivos foram depositados no Arquivo Histórico Municipal por intermédio do PRADIM – Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal e passam agora a estar disponíveis para consulta por parte do público.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0