CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jornadas Europeias do Património: Cascais apresenta documentário inédito sobre Procissão Nª Srª dos Navegantes

A apresentação de um documentário inédito sobre a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, Património Cultural Imaterial Classificado, este ano, como de interesse municipal, constitui o ponto alto das Jornadas Europeias do Património que, em Cascais, se assinalam a 26 e 27 de setembro, sob o lema “Património Industrial e Técnico”.

A Igreja dos Navegantes, de onde anualmente parte a procissão, foi o local escolhido para a apresentação pública, no dia 26 de setembro, às 16h00, do primeiro documentário sobre a Procissão de Nª Srª. dos Navegantes. Nele, os grandes protagonistas são as gentes da terra desde sempre envolvidas neste evento religioso, como as peixeiras, varinas, pescadores, floristas, mas também historiadores, organizadores da procissão e, claro, o capelão da Igreja.

O documentário conta a história da procissão desde os anos 40 do século XX até aos dias de hoje. Um filme emotivo, onde são revisitadas velhas recordações já adormecidas, “estórias” das gentes da terra e do mar e onde a relação dos homens do mar com o Sagrado está sempre presente.

Pela sua história, a Procissão da Nossa Sra. dos Navegantes assume papel destacado no Plano Estratégico para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial de Cascais, atualmente em curso. A proposta de classificação como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, aprovada em sessão de Câmara, em abril de 2015, refere que “a Procissão de Nª.  Sª. dos Navegantes constitui uma manifestação de cultura popular tradicional que dignifica a memória coletiva e enaltece a especificidade da identidade local, merecendo, assim, ser devidamente estimada, preservada e apreciada”.  É essa memória que se quer agora preservada em registo audiovisual.

Nas Jornadas Europeias do Património serão ainda reveladas curiosidades inéditas:

Sabia que em Cascais existem Cetárias datadas da época romana? Ou que o Marégrafo de Cascais é o único sistema mecânico/analógico no mundo inteiro a registar diariamente, desde 1882, a evolução das marés?

Do programa de acesso gratuito com que Cascais assinala as Jornadas Europeias do Património fazem ainda parte uma rota pedestre pelas quatro tipologias de moinhos existentes em Alcabideche e a Conferência “Guitarras Portuguesas construídas em Santa Cruz - Ilhas, Goa, entre as décadas de 1885 e 1950” por Dr. Manuel Morais.

Iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, as Jornadas Europeias do Património visam sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do Património como testemunho do passado. O tema deste ano coincide com a comemoração do Ano Europeu do Património Industrial e Técnico, aludindo ao vasto conjunto do património presente no nosso quotidiano, como fábricas, pontes, moinhos, linhas de caminho-de-ferro, entre outras realizações da indústria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados, mas todos testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas.

Ler mais sobre Procissão Nossa Senhora dos Navegantes: Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal

Programa

 











Páginas

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0