CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Sam Shaw – 60 anos de Fotografia” | Lorie Karnath, colaboradora do fotógrafo, assina catálogo de exposição no CCC

Lorie Karnath, autora do catálogo da exposição “Sam Shaw - 60 anos de fotografia” viajou pelo mundo durante muitos anos na companhia do fotógrafo, colaborando em projetos de escrita, cinema e fotografia, reunidos pelo profundo espírito de exploração e descoberta que partilharam. Musa do fotógrafo em storyboards e longas sessões fotográficas, Lorie compartilhou, através do diálogo, a visão da arte fotográfica desenvolvida por Sam Shaw.

Lorie Karnath foi, de 1999 a 2013, presidente do Explorers Club - instituição norte-americana que promove a exploração científica – e a segunda mulher a ascender a este cargo, nos 106 anos de existência desta instituição.

Karnath tem dedicado grande parte do seu trabalho aos campos da ciência e da educação, produzindo programas que apoiam a criatividade e a descoberta. É autora de várias obras, entre o catálogo da exposição “Sam Shaw – 60 anos de Fotografia”, com curadoria da Família de Sam Shaw e produção de Terra Esplêndida.

A exposição com 200 fotografias do icónico fotógrafo americano pode ser vista no Centro Cultural de Cascais, até 8 de novembro.

A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís estão a oferecer dois catálogos da exposição “Sam Shaw - 60 anos de fotografia”, da autoria de Lorie Karnath. Para se habilitar basta participar neste passatempo:
O link: http://www.cascais.pt/formulario/passatempo-exposicao-sam-shaw-60-anos-de-fotografia
Mais informação em: http://www.cm-cascais.pt/residentes-visitantes/destaque/trabalhos-de-fotografo-de-marilyn-monroe-em-cascais-exposicao-sam

Sam Shaw |Nasceu em janeiro de 1912, em Nova Iorque, tendo ficado famoso em todo o mundo pelas suas excelentes fotografias de cena e de famosas estrelas de cinema. Começou a sua carreira fotográfica com sessões para a revista Collier nos anos 40, e a sua série How America Lives (“Como vive a América”) onde captou pessoas reais e as suas vidas. Gravitou em torno do fotojornalismo, viajando pelo interior dos Estados Unidos para documentar os músicos de jazz de Nova Orleães, os meeiros do Mid-West, os mineiros de carvão da Virginia e o movimento dos direitos civis no Missouri, ou o último dia de um soldado das Great Smoky Mountains antes do serviço militar. No início dos anos 50 começou a trabalhar na pujante indústria cinematográfica norte-americana como fotógrafo de cena. Pânico nas Ruas, de Elia Kazan, foi um dos primeiros filmes em que participou. Fotografou centenas das mais famosas estrelas de cinema, como Marilyn Monroe, Marlon Brando, Woody Allen, Humphrey Bogart, Alfred Hitchcock, John Wayne, Fred Astaire, Elizabeth Taylor, Ingrid Bergman, Sophia Loren, Charlie Chaplin, Audrey Hepburn, Frank Sinatra, Anthony Quinn, Gary Cooper, entre tantos outros. Na década de 60 interessou-se pela produção cinematográfica, sendo de 1961 o primeiro filme que produz, Noites de Paris, com Paul Newman e Sidney Poitier. Produziu depois diversos filmes do considerado pai do cinema independente americano, John Cassavetes, mas nunca abandonou a sua maior e mais famosa especialidade: fotógrafo de cena. Morreu em Abril de 1999.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0