Está aqui

Bebé ao Colo

Este projeto visa ajudar recém pais na prestação de cuidados ao seu bebé. É desenvolvido pela Fundação Jerónimo Usera e apoiado financeiramente pela Câmara Municipal de Cascais.

Considerando que são várias as dificuldades com que algumas famílias se deparam, este projetos tem por objetivo a promoção de competências pessoais, sociais e parentais de pais recentes e a estimulação da relação mãe/outro cuidador com o seu bebé.

Visa, ainda, que estas famílias consigam uma maior autonomia, nomeadamente: através do apoio na procura ativa de emprego, da colocação das crianças em creche e, ainda, da aproximação da família à comunidade e aos serviços, contribuindo para a diminuição de fatores de risco e perigo na primeira infância.
 

O Projeto desenvolve-se em duas áreas distintas:

1) Espaço de formação/consolidação de competências e troca de experiências. As sessões decorrem na AJU e no domicílio.

2) Apoio direto específico para bebés até aos 30 meses de idade - Banco do Bebé - abrangendo quer os beneficiários deste Projeto, quer das demais famílias apoiadas no âmbito dos diversos projetos da AJU, através da distribuição de produtos para bebé (roupas, equipamentos e alimentos).

Neste Projeto são de realçar: o modelo, inovador no nosso Concelho; a intervenção flexível, com sessões em contexto (domicílio); a intervenção precoce; e, ainda, a aposta na sustentabilidade, pelo facto de mobilizar recursos já existentes, nomeadamente do ACES de Cascais e pelo recurso a voluntários.

Entidades Parceiras:
Camara Municipal de Cascais e Agrupamento dos Centros de Saúde de Cascais (ACES)
Parceiros Informais: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais e Equipa de Crianças e Jovens da Segurança Social.

 

Contatos
Contatos
Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais
Telefone: 21 481 52 54 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais