CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Crescer Melhor em Cascais

Local

Concelho de Cascais
A Plataforma Crescer Melhor em Cascais é uma rede concelhia constituida por várias entidades e creches, promotoras de respostas educativas de qualidade e inclusão social.
Esta Plataforma assenta no compromisso partilhado de valorizar a Primeira Infância, qualificar as organizações e os profissionais, através de uma experiência de democracia colaborativa. O Desenvolvimento da Primeira Infância encontra-se no centro da Agenda Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que define como finalidade, até 2030, garantir que todas as crianças tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar.
 
Estrutura da Plataforma
Público - Alvo: Creches, crianças, profissionais, famílias e comunidade.
 
Entidades Parceiras: CMC (entidade promotora), 25 entidades gestoras de Creches da rede solidária e da rede privada, 2 entidades consultoras e 7 entidades com competência em matéria de infância.
 
Funcionamento da Plataforma: Reúne pelo menos 1 vez por ano ano; concebe e implementa projetos; constitui grupos de trabalho; partilha, produz e dissemina informação e valida instrumentos da plataforma.
 
Finalidade: Contribuir para uma visão estratégica do desenvolvimento da Primeira Infância no concelho de Cascais, através de uma experiência de democracia colaborativa.
 
Intencionalidade: Reconhecer e valorizar a especificidade das respostas para a Primeira Infância; Promover respostas qualificadas; Proporcionar apoio técnico e financeiro; Dinamizar projetos de intervenção pedagógica e construir uma rede de interlocutores privilegiados.
 

Consulte aqui a lista de creches da rede solidária de Cascais.

Entidades ParceirasContactosAo princípio da noite também é dia
Entidades Parceiras
ABLA - Associação de Beneficência Luso-Alemã
Associação Antigos Alunos Salesianos do Estoril
Centro Comunitário Paróquia de Carcavelos
Centro Comunitário de Tires
Centro de Cooperação
Familiar “O Botãozinho”
Centro Paroquial de São Pedro e São João do Estoril
Centro Paroquial do Estoril
Centro Social e Paroquial de São Domingos 
de Rana
Centro Social Paroquial Nª. Srª. da Conceição da Abóboda
Fundação “O Século”
Horizonte – Cooperativa 
de Ensino
IDEIA- Instituto para o Desenvolvimento Educativo Integrado na Ação
O Nosso Sonho
Santa Casa 
da Misericórdia de Cascais
TORREGUIA - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL
Centro Social Paroquial de 
São Vicente de Alcabideche
A Chupeta
A Garatuja
Escolinha da Ana
O Cantinho de Carcavelos
O Peluche
Pirilampo
O Pomar
Pipoca Azul
Câmara Municipal de Cascais
Uniões e Juntas de Freguesia do Concelho de 
Cascais
Instituto da Segurança Social
Equipa Local de Intervenção Precoce
Comissão de Proteção de Crianças e 
Jovens de Cascais
Fundação Brazelton Gomes-Pedro
Contactos
Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais
Av. Adelino Amaro da Costa, n.º 189, Loja I
2750-279 Cascais
 
Telefone: 214 815 254
Ao princípio da noite também é dia

A Plataforma Crescer Melhor em Cascais promove no próximo dia 27 de maio entre as 21h e as 22h30 a terceira de quatro sessões do "Ao princípio da noite também é dia".

Esta iniciativa pretende contribuir para um espaço de reflexão e discussão em torno da 1ª Infância e tem como destinatários as famílias, os profissionais, a comunidade e todos os interessados na 1ª Infância.

A sessão decorre através da plataforma ZOOM. A iniciativa é gratuita mas sujeita a inscrição até dia 26 de maio. Pode inscrever-se aqui.

Oradoras desta sessão:

Educadora | Professora
Consultora da Plataforma Crescer Melhor em Cascais
 
Catarina Aleluia
Mediadora Artística e Cultural
Investigadora em Belas-Artes
 

(Re) Começar (Re) Criar (Re) Inventar (Re) Encontrar

“E enquanto ele falava eu pensava: em que historias as pessoas transformam a vida, em que vidas as pessoas transformam as Histórias ”

                                                                                                                                         Nathan Zuckerman, alter- ego Philip Roth
 
Neste tempo, para abraçar a 1ªInfância, é preciso reabilitar o sonho, a necessidade de continuar a sonhar… Reforçar o potencial humano que é ilimitado. Procurar o Encontro… a Reflexão… o Humor…o conhecimento… Também a leitura e a voz dos artistas… as múltiplas linguagens que nos abrem horizontes e nos permitem imaginar … criar…ir mais além.
 
Propomos associar a conversa de dia 27 de maio, com o tema “(Re) Inventar”, ao programa alargado que o serviço cultural e educativo do Bairro dos Museus organiza no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus com o tema “Recuperar e reimaginar: o Futuro dos Museus”. Será uma forma de nos (re)encontrarmos e encerrarmos este mês em modo de conversa e partilha.

O encontro convida todos os curiosos a conhecerem o ENVOLVE-TE – Programa Cultural e Educativo deste Bairro, e abre espaço ao diálogo sobre a construção de um percurso (desafio) lúdico-pedagógico entre o contexto artístico e cultural, e o contexto educativo.
 
«A motivação, a interdisciplinaridade, a versatilidade e o empenho no processo de investigação-ação, evidenciam-se nos perfis profissionais da equipa, tal como a disponibilidade para a construção da mudança e aprendizagem.» (LOPES, Conceição, LUCAS, Ana Galvão e PAIS, Natália; “E a estética onde fica? Conversas sobre Arte e Educação”; FCG 2015).
 
Sessões Anteriores: 

A primeira sessão do "Ao princípio da noite também é dia" decorreu no passado dia 25 de março com a participação de Ana Teresa Brito e Zé Pedro Cobra.

A segunda, (Re) Criar o sentido da infância a partir dos livros infantis, aconteceu no dia 22 de abril com as intervenções de Ana Teresa Brito e Dora Batalim. 

 
 

 



 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0