CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Família Amiga | E se fosse com os meus?

E se fosse com os meus?

A sua casa pode ser um porto de abrigo. Mas como proceder?

Abrir a porta da nossa casa pode ser um desafio. Mas, neste momento, é a melhor oportunidade de recomeçar a vida para quem chega ao nosso país fugido da guerra.
É a nós, à grande família Cascais, que compete o dever de apoiar na medida das nossas possibilidades. Ajude-nos a ajudar quem mais precisa. Quantas mais famílias amigas conseguirmos, mais pessoas seremos capazes de salvar. 

Como?
Se tem condições na sua casa para acolher pelo tempo que for necessário uma família (maioritariamente mães e crianças) preencha o formulário e entraremos em contacto consigo.
Se tem uma habitação livre que possa ceder a título provisório onde seja possível alojar uma destas famílias, preencha igualmente o formulário. A nossa equipa vai entrar em contacto consigo.

O que esperar?
As famílias que acolhemos, que são nossos convidados, precisam do nosso apoio e do nosso tempo.
Deixaram para trás um cenário de tragédia humanitária. Deixaram a sua casa, a sua vida e muitos familiares.
A nossa empatia é decisiva para ajudar a construir um futuro melhor.
As dificuldades da língua e da cultura serão ultrapassadas com a ação das nossas equipas, que vão providenciar ensino intensivo de português e apoio psicossocial para facilitar a integração.

Com que tipo de apoio pode contar?

Primeiro apoio. Está previsto apoio às famílias de Cascais que acolham refugiados ucranianos em casa. Os apoios dados pela CMC passam por alimentação, documentação, cuidados médicos, vestuário, aulas básicas de português e contactos para emprego.

Educação. É importante que as crianças recomecem a frequentar a escola o mais rapidamente possível. Todas as crianças serão integradas em escolas e creches do concelho.

Mobilidade. A questão do transporte está acautelada com o acesso dos refugiados acolhidos no nosso concelho ao Cartão Viver Cascais, o cartão que dá acesso ao transporte gratuito na rede municipal de autocarros.

Trabalho. Todos os refugiados vão ter ajuda para encontrar trabalho, tão breve quanto possível, para recomeçarem as suas vidas e terem maiores graus de autonomia.

Contactos telefónicos com a Ucrânia. Os refugiados recebem também um cartão SIM português com dados e chamadas para poderem manter, dentro do possível, a comunicação com quem ficou para trás.

Necessita de mais esclarecimentos? Entre em contacto connosco pela Linha Cacsais 800 203 186 ou envie email para sosucrania@cm-cascais.pt

 

Já deu abrigo a refugiados vindos da Ucrânia? Saiba que pode fazer um pedido de proteção temporária devendo, para isso, aceder à plataforma disponibilizada para o efeito pelo SEF

Se tiver dúvidas pode consulte o documento preparado pelo SEF

Para esclarecimentos adicionais contactar: SEFforUkraine@sef.pt

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0