CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cultura

A política cultural de um município deve, em primeiro lugar, ser entendida no contexto global do papel das autarquias - enquanto órgão de administração pública - que se caracteriza por um conjunto vasto de competências, exercidas em todas as áreas da sociedade, assente na profissionalização das suas estruturas e técnicas administrativas e dos seus recursos humanos.

Acresce, no caso dos municípios associados a grandes áreas urbanas, a complexificação da caracterização sócioprofissional do concelho e a multiplicação de estímulos externos a que é preciso atender num mundo em constante mutação.

Para além destes fatores, é necessário ter em linha de conta a especificidade histórico-cultural do concelho, uma vez que o cenário dos nossos dias resulta de circunstâncias históricas que, indissociáveis da evolução do contexto nacional que as torna inteligíveis, devem ser conhecidas e estudadas para uma melhor compreensão das realidades atuais.

A atividade cultural da Câmara Municipal de Cascais desenvolve-se segundo cinco linhas estratégicas:

- Património: estudo, salvaguarda e formulação e implementação de projetos de utilização; projetos estratégicos interdisciplinares consubstanciados em Planos de Pormenor e na definição de perímetros culturais.

- Gestão das Redes de Equipamentos Culturais (Museus, Bibliotecas, Auditórios e Centro Cultural de Cascais).

- Apoio ao associativismo e à consolidação do tecido cultural do concelho.

- Desenvolvimento de iniciativas e projetos culturais locais, mas orientados para um âmbito nacional ou internacional e de grande prestígio.

- Forte aposta num setor editorial diversificado que responda às necessidades de todos os tipos de público.

 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais