Está aqui
Cidades portuguesas e espanholas reforçam colaboração “smart” | Cascais marca presença no Congresso Mundial de Smart Cities até dia 21 de novembro em Barcelona

As reuniões de trabalho sectoriais já se iniciaram tendo por objetivo posicionar as respetivas cidades – unidas numa rede ibérica - em vantagem na grelha de partida para o acesso aos fundos europeus do programa 2020.
O Congresso Mundial de Smart Cities em Barcelona foi o palco escolhido para a realização da reunião da Junta Directiva da RECI com representantes da rede RENER.
Da parte portuguesa marcaram presença Porto, Coimbra, Torres Vedras, Cascais e Santarém. De sublinhar a participação do presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, neste primeiro encontro luso-espanhol, ainda que a título de observador. O autarca integra um novo grupo de cidades portuguesas que querem aderir à RENER.
Também do lado espanhol foram aprovadas as entradas de mais oito cidades.
Esta “movida” em torno de um novo paradigma de desenvolvimento das cidades está a mobilizar políticos, empresas e universidades.
A reunião de ontem foi a ratificação do acto de assinatura do acordo realizado na passada semana em Cascais.
Na conferência de imprensa, o alcaide de Santander, Íñigo de la Serna, que preside à RECI deu ênfase à “importância desta colaboração para promover a Península Ibérica como espaço comum de teste de produtos e serviços tecnológicos destinados a melhorar o nível de vida dos cidadãos”.
O vereador da Câmara do Porto, Filipe Araújo, titular do pelouro Ambiente e Inovação, considerou a palavra “partilha” a chave para abrir portas à competitividade das cidades e aumentar a capacidade de negociação com a União Europeia e com a América do Sul.
As palavras foram ouvidas por um representante de uma cidade colombiana que se encontrava na sala a assistir à conferência de Imprensa. E logo ali foram trocados contactos para futuros entendimentos sobre soluções para cidades mais inteligentes e inclusivas.
Sobre a Rede RENER | Rede de cidades inteligentes de Portugal derivada da rede piloto da mobilidade elétrica dinamizada no âmbito do Programa Nacional de Mobilidade Elétrica. É integrada por 25 municípios nacionais, entre os quais Cascais, e gerida pela INTELI.
Sobre a Rede RECI | Rede de cidades inteligentes de Espanha. É gerida pelo Município de Santander e integrada por 41 cidades espanholas.