CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

André Carrilho vence Grande prémio World Press Cartoon 2015

André Carrilho, com o cartoon sobre a epidemia de ébola publicado no Diário de Notícias em 10.08.2014, foi o vencedor do Grand Prix WPC 2015. Os vencedores foram revelados sábado dia 11, no Centro Cultural de Cascais, altura em que foi publicamente confirmada a realização da edição 2016 dp WPC em Cascais. Para ver, até 27 setembro, na Cidadela de Cascais, ficam agora expostos os 50 melhores cartoons de 2015.
“Os cristãos têm a cidade sagrada de Jerusalém, os muçulmanos têm Meca e nós, cartoonistas, temos Cascais”. Proferida por Tchavdar, cartoonista búlgaro que arrecadou o segundo prémio na categoria de “desenho editorial”, esta terá sido a frase mais marcante da cerimónia de entrega de prémios do World Press Cartoon 2015 que decorreu no auditório do Centro Cultural de Cascais.
 
A cerimónia serviu ainda para entregar oficialmente o prémio WPC 2014 a Shamkar, vencedor do Grand Prix 2014 que não chegou a ser entregue na altura da sua atribuição. 
 
Justificando a atribuição do Grand Prix 2015 a André Carrilho o juri considerou que o seu cartoon "não expõe apenas o problema de uma doença devastadora, mas sobretudo denuncia a dualidade de critérios da imprensa europeia e norte-americana perante a origem das vítimas".
 
“Este prémio é completamente inesperado”, referiu André Carrilho. “Só publiquei este desenho porque a minha mulher acreditou nele, admitiu o vencedor, num final de tarde em que mais uma vez se prestou homenagem aos cartoonistas barbaramente assassinados no Charlie. “Nunca pensei que a minha profissão pudesse ser de risco e a violência pudesse abalar tanto a nossa profissão”. Com o mesmo trabalho, André Carrilho arrecadou também o primeiro prémio na categroia "Desenho Editorial".
 
Integrada na programação do Bairro dos Museus, esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, da Fundação D. Luís, mas sobretudo do cartoonista António, que, para Carreiras,foi o grande homenageado da noite, pelo empenho e dedicação que permitiram que o WPC continuasse: “quem tornou tudo isto possível foi o António”, disse Carreiras, arrancando um forte aplauso ao público que encheu o Centro Cultural de Cascais.
 
“Foi a liberdade de expressão que fez com que alguns cartoonistas fossem barbaramente assassinados”, referiu, emocionando-se, Álvaro Sobrinho, administrador da Newshold, detentora dos jornais i e Sol e patrocinadora do WPC, a par da Pestana Cidadela Cascais e da editora Babel. “Mas o cartoon é apenas uma forma hábil de as pessoas se exprimirem, sendo que não utilizam palavras”, acrescentou, sem esconder a emoção, Alvaro Sobrinho que rematou: “assumo aqui o compromisso de ter o WPC em Cascais no próximo ano”. 
 
Refletindo um espírito de comunidade, os cartoonistas não esconderam a grande satisfação de ver continuar um “dos melhores e mais importantes salões de humor do mundo”, como referiu Cau Gomes, vencedor do 1.º prémio na categoria “caricatura”, com o trabalho em que o Papa Francisco reza ao “imperador futebolístico Messi” publicado no jornal brasileiro “Tarde” no âmbito do Mundial de Futebol 2014. Mas se o cartoon não conseguiu impedir que a Argentina (país de origem do representante máximo da Igreja Católica) soçobrasse perante a Alemanha que venceu 1-0 no prolongamento, já o esforço de Cau Gomez foi recompensado pelo júri.
 
A concurso estiveram 406 obras, de mais de 200 autores de todo o mundo que apresentaram os seus trabalhos em três categorias distintas: Desenho Editorial, Caricatura e Desenho de Humor. O júri selecionou 230 cartoons, atribuíndo 10 prémios e 15 menções honrosas.
 
Os 230 trabalhos estão agora publicados no Catálogo World Press Cartoon 2015, sendo que os 50 melhores constituem a exposição TOP 50 que estará patente até 27 de setembro na Cidadela de Cascais, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. 
 
Foi também inaugurada a exposição com as 50 melhores obras que estiveram a concurso, eleitas pelo juri. 
 
Vencedores WPC 2015 - Ver trabalhos
Grand Prix 2015 – André Carrilho (Portugal)
Caricatura – 1.º Cau Gomez (Brasil), 2.º Dalcio (Brasil) 3.º Riber (Francês).
Desenho de Humor – 1.º Kounturis (Grécia), 2.º Boligan (México), 3.º Khalaji (Irão)
Desenho  Editorial - 1.º André Carrilho, 2.º Tchavdar (Bulgária), 3.º Cost (Ucrânia)

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0