CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jornadas em Alcoitão promovem colaboração com médicos de família

Alcoitão é marca de excelência no concelho.

Integração de Cuidados - Da prevenção à reabilitação" é o grande tema das Primeiras Jornadas para a Medicina Geral e Familiar, organizadas pelo Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Este Encontro que decorre durante dois dias, junta médicos e técnicos especialistas em Reabilitação e em Medicina Geral e Familiar. Pois, como afirmou Maria de Jesus Rodrigues, fisiatra e diretora clínica do CMRA, estas Jornadas “surgiram do pressuposto que a reabilitação trata o doente como um todo, pelo que há que estabelecer sinergias com os médicos de medicina geral e familiar que é quem conhece melhor o paciente”.

Alcoitão é considerado um centro de excelência e de vanguarda. A essa reputação muito se dever a importância dada à vertente da formação e constante atualização de todos os que intervêm no processo de reabilitação dos doentes.

“ Hoje a marca Alcoitão tem um peso muito forte no país. Pelo que é um privilégio para Cascais poder contar com este centro no território. No sentido de podermos ter uma rede de suporte maior para os nossos munícipes”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na sessão de abertura das Jornadas.    

Durante 40 anos foi único no país e conta hoje com 516 colaboradores. O centro tem capacidade para 150 doentes em regime de internamento. Diariamente, recebe 200 pacientes para tratamento em regime ambulatório nos diversos serviços oferecidos – Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.

“Há uma grande interligação com a Educação, as escolas e as entidades centradas na deficiência existentes no município”, referiu Maria de Jesus Rodrigues, destacando o acompanhamento próximo que é feito com crianças com dificuldades escolares, com idades compreendidas dos 0 aos 18 anos.  

Carlos Carreiras sublinhou que o município tem vindo a trabalhar no que chama a “democracia colaborativa” que é justamente essa forma de promover a colaboração e interligação entre entidades públicas e privadas, no sentido de juntar sinergias para encontrar soluções para os problemas presentes e futuros.

Nesse sentido, o presidente da Câmara de Cascais ressalva o que tem vindo a ser feito em três pilares basilares: A Educação; a área Social e a Mobilidade.

Tal só é possível graças à descentralização de competências acordada com o poder central que permite ao município assumir e reforçar um conjunto de competências normalmente atribuídas ao governo.

A construção de novas escolas e a reabilitação de outras, com o horizonte de execução até 2023, fazem parte desse trabalho destacado pelo autarca. No ensino superior destaque para as novas faculdades de direito e medicina a sediarem-se em Cascais. Assim como o projeto ambicioso em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: A AHED - Advanced Health Education. 

Também na área da saúde está previsto a construção ,até 2022, de dois novos centros de saúde – de Cascais e Carcavelos, bem como a extensão do centro de saúde de S. Domingos de Rana - saiba mais aqui.  

Outro dos pilares focados por Carlos Carreiras é a área social. Com destaque para a recente aprovação do Plano Estratégico de Desenolvimento Social com a colaboração de 200 entidades do concelho, com assento no Conselho Local de Ação Social (CLAS).

O terceiro pilar referido por Carlos Carreiras foi a mobilidade. Apontando como grande objetivo do concelho, a prossecução de uma mobilidade inclusiva e gratuita para todos, em termos de transporte público rodoviário. Objetivo que se prevê ser atingido já no início de 2020 (saiba mais aqui

“Com base nestes pilares sairemos muito mais reforçados para ultrapassar os obstáculos que tenhamos que enfrentar no futuro, quer seja próximo ou longínquo”, concluiu Carlos Carreiras.  (PL)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0